Como é bom poder transmitir um pouco da energia de vida, de esperança, de coragem e acima de tudo de Fé. Todos nós precisamos ter algo em que acreditar. Esta é a luz que ilumina nosso caminho. Esta luz é a nossa Fé.
Quando penso em meu trabalho, no quão desafiador é diariamente ter sob minha responsabilidade pessoas que se encontram muito doentes, querendo e precisando de ajuda, eu sinto que uma coisa muito forte me sustenta e me encoraja. Ela é a minha Fé, pois a tenho principalmente no ser humano e na sua capacidade de superação.
O processo psicoterapêutico ajuda a criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma, bem como dar condições para seu desenvolvimento pessoal ao entender seus sintomas.
Hoje contarei a história de um rapaz que começou a ficar surdo aos oito anos de idade. Quando ele me procurou, 30 anos depois, seu ouvido esquerdo tinha somente 30% de audição e o direito 50%. Ele era um profissional de sucesso na empresa em que trabalhava, porém seu desempenho estava comprometido devido a uma secreção em seu ouvido, que umedecia e criava bactérias em seu aparelho auditivo. Ele não conseguia usá-lo e precisava falar ao telefone o dia todo.
Ele relatou que quando era pequeno, todos os dias seu pai chegava em casa alcoolizado. Sua mãe, que era muito violenta batia nele, e xingava com palavras e expressões que este paciente teve vergonha de me dizer.
Quando a briga começava ele pegava seu irmãozinho mais novo e o levava para o quarto, pedindo que ele tampasse os ouvidos também, pois assim eles não ouviriam as agressões feitas pela sua mãe contra seu pai. E foi neste ambiente que este rapaz cresceu. Tendo que fazer alguma coisa para não ouvir as brigas dos pais.
É a partir deste momento que a pessoa pode iniciar o processo que chamamos de Somatização. Ele transferiu para seu corpo uma necessidade emocional, um conflito emocional.
Optamos por um tratamento específico, que depois este rapaz constatou que a secreção desapareceu. Ele não recuperou a audição que havia perdido, porém, voltou a usar o aparelho e falar ao telefone e pessoalmente com seus clientes, amigos e todos aqueles que fazem parte de seu universo.
Márcia Romão é Psicóloga Junguiana. Desenvolve Consultoria Empresarial e atendimento clínico em Campinas e região. Instagram: @marciaromaopsi