A chuva deixou ainda mais complicado o final de tarde do campineiro nesta quarta-feira (29). Pontos de inundação conhecidos do município, como a Avenida Princesa d’Oeste, o Centro e a região do kartódromo, na Lagoa do Taquaral, voltaram a alagar. Pessoas buscaram abrigo em bancos nos pontos de ônibus e os motoristas procuraram pontos mais altos, nas calçadas, para fugir da enxurrada.
Campinas registrou chuva de 59,2 milímetros em duas horas. O índice foi medido pelo no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Cinco imóveis foram alagados e 13 pontos da cidade também sofreram com alagamentos.
Não houve chamados para quedas de árvores nem registro de vítimas. Os alagamentos dos cinco imóveis aconteceram no Parque Taquaral, Jardim Eulina (2), Jardim Leonor e Novo Campos Elíseos.
Na terça-feira (28), Boletim da Defesa Civil do Estado de São Paulo já indicava que a região de Campinas teria pancadas de chuva forte entre esta quarta-feira (29) e o próximo domingo (2). A previsão é de chuva acumulada de até 200 milímetros entre esses cinco dias. O risco de temporal é causado pelo deslocamento lento de um sistema meteorológico pela costa da Região Sudeste.

Na avenida Luis Smânio, no Jardim Chapadão, a pista ficou bloqueada nos dois sentidos devido ao grande volume de chuva que desceu das partes mais altas do bairro em direção à Escola Preparatória de Cadetes. As vias próximas ao kartódromo do Taquaral também sofreram inundação, assim como a avenida Princesa d’Oeste. Todos são pontos de alerta no município.
Houve também vários pontos de alagamento na avenida Orosimbo Maia, principalmente perto do cruzamento com a Avenida Brasil. A chuva começou pouco depois das 17h e durou menos de uma hora.
Ocorrências
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) bloqueou a avenida Dr. Heitor Penteado, no Taquaral, na altura do Kartódromo. Já as avenidas Orosimbo Maia e Princesa D’Oeste tiveram contenção no trânsito para que os motoristas não chegassem às áreas alagadas. A rua General Marcondes Salgado, na região do Bosque, segue monitorada.
Outra ocorrência registrada pela Emdec foi a de um veículo arrastado pela enxurrada na av. Princesa D’Oeste com rua Dom Luiz Antônio de Souza. O veículo estava estacionado, sem motorista.
Outro veículo ficou preso em um alagamento na av. Orosimbo Maia com rua Dr. José de Campos Novaes. Também sem vítima. O motorista aguarda remoção no local.
Confira os pontos de alagamento
– av. Orosimbo Maia x av. Brasil (Centro);
– av. Orosimbo Maia x r. Paula Bueno (Centro/Taquaral);
– Praça Agenor Oliveira Cartola (Vila Lemos);
– av. Princesa D’Oeste x av.Ayrton Senna da Silva (Proença);
– av. Princesa D’Oeste (esquina da padaria Piracam);
– av. Anchieta x Barreto Leme (centro);
– av. Anchieta – altura CPFL;
– r. Delphino Cintra entre r. professor Luiz Rosa e av. Orosimbo Maia;
– av. Barão de Itapura x r. Cândido Gomide;
– av. Orosimbo Maia x r. Dr. Carlos Guimarães;
– Terminal Mercado – av. Benjamin Constant (Centro);
– Kartódromo x av. Dr. Heitor Penteado (Taquaral);
– região do Curtume – av. Sylvio Moro e av. Dr. Carlos de Campos (Vila Industrial)
Imagens da Lagoa do Taquaral


Matéria em atualização











