Campinas fechou o ano de 2024 com queda nos principais índices criminais na comparação com o ano de 2023. O indicador de latrocínio teve a redução mais expressiva, de 42,86%. Foram quatro ocorrências no ano passado contra sete no ano anterior. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) com base no registro de boletins de ocorrência em todas as delegacias da cidade.
Outros crimes que apresentaram declínio na cidade foram roubo de veículos (-27,72%), roubo (-21,36%), homicídio doloso (-12,24%), roubo de carga (-11,20%) e furto (-3,03%).
De acordo com o levantamento, a quantidade de furto de veículos teve uma pequena variação para cima, aumentando em 1,62% de 2023 para 2024. “A Guarda Municipal já está atuando para coibir este tipo de crime. Já fizemos o mapeamento das regiões com maior incidência e vamos intensificar o patrulhamento, inclusive com ações conjuntas com a Emdec e o Detran”, destaca o secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi.

Conforme dados da Prefeitura de Campinas, no primeiro mês de 2025, de 1º a 31 de janeiro, a GM de Campinas realizou 5.563 atendimentos. Foram efetuadas 101 prisões, com 31 procurados capturados.
“No mês de janeiro, a corporação apreendeu quatro armas de fogo, R$ 14.781,30 em dinheiro e retirou de circulação cerca de 13 quilos e 340 gramas de entorpecentes. Além disso, foram recuperados 44 veículos. O Programa Guarda Amiga da Mulher realizou 526 atendimentos”, aponta o levantamento.
Segundo Biggi, “todo o trabalho da GM tem trazido muito resultado positivo”. O secretário citou como atividades constantes da corporação as operações de patrulhamento preventivo e ostensivo, o investimento em tecnologia e ferramentas de inteligência e o sistema de monitoramento veicular.
A Secretaria aposta também na integração com as outras forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Federal e também com setores administrativos da Prefeitura, por meio de ações conjuntas e troca de informações, conta o secretário.