A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas divulgou nesta quarta-feira (19) um balanço do Programa Recâmbio, que registrou um total de 1.562 passagens emitidas entre 2021 e 2024. A iniciativa tem como objetivo garantir transporte rodoviário intermunicipal para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente pessoas em situação de rua, possibilitando seu retorno às cidades de origem.
Os dados revelam que, em 2021, foram concedidas 337 passagens; em 2022, foram 493 passagens, número influenciado pelo impacto da pandemia de Covid-19, que intensificou a necessidade de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em 2023, foram 316 passagens emitidas, e em 2024, 376. O fluxo de atendimento envolve um diagnóstico social e a emissão da passagem para garantir um deslocamento seguro e digno ao beneficiado.
Além do transporte, o Recâmbio oferece suporte com abrigo transitório, entrevistas sociais, localização de familiares e elaboração de documentação para o embarque. A prioridade de atendimento é para adultos com crianças, gestantes, idosos, pessoas em situação de rua e migrantes em risco social.







