Apesar de não depender apenas de suas forças para se classificar às quartas de final do Campeonato Paulista, o Guarani vai enfrentar o Corinthians, domingo (23), às 18h30, em Itaquera, em busca de fazer história. Quem garante é um dos titulares do time do técnico Maurício Souza, o zagueiro Lucas Rafael, que aposta numa atuação com personalidade do Bugre na partida válida pela última rodada da primeira fase.
“Estamos extremamente motivados”, disse em entrevista na quinta-feira (20). “Vamos a campo para impor nosso ritmo que é uma identidade agressiva, com pressão, de posse, criando situações de gol”, afirmou. “A gente acredita que pode ir lá e fazer história, conquistando os três pontos e a classificação.”
A tarefa do Guarani, no entanto, não será fácil. Afinal, além de vencer o Corinthians, o time terá de contar com o tropeço da concorrência no Grupo B para se classificar. Depois da conclusão da penúltima rodada, o Guarani ficou em terceiro lugar, com 12 pontos, atrás do líder Santos, que tem 15, e do segundo colocado Red Bull Bragantino, com 14. Os dois primeiros colocados avançam.
Em seu último compromisso, o Guarani ganhava do Velo Clube no Brinco de Ouro até os 51 minutos do segundo tempo, quando tomou o gol e lamentou o empate por 1 a 1. Foi o quarto jogo seguido sem vitória do time, que passou praticamente a primeira fase inteira na zona de classificação e perdeu fôlego na reta final.
“Infelizmente, tivemos uma sequência um pouco ruim em termos de resultados em um momento que não poderíamos perder pontos”, reconheceu o zagueiro. “Ficamos bem chateados com o resultado contra o Velo Clube, mas precisamos lamber as feridas, sacudir a poeira e pensar exclusivamente em fazer a nossa parte contra o Corinthians.”
Lucas Rafael acredita que o trabalho nesse início de temporada no Brinco de Ouro precisa ser valorizado. “Alcançamos a nossa primeira meta, que era eliminar o risco de rebaixamento. E agora chegamos à última rodada com chances de classificação”, justificou.
Combinações
Para o Guarani alcançar a vaga vai precisar de uma combinação de resultados na última rodada. O primeiro passo do time é vencer o Corinthians. Com os três pontos garantidos, a equipe avança se acontecer uma das duas situações abaixo:
1) Empate ou derrota do Red Bull Bragantino diante da Ponte Preta, no Majestoso.
2) Derrota do Santos para a Internacional, em Limeira, de modo que o placar seja suficiente para tirar a diferença no saldo de gols