Domingo é dia de Carnaval, mas também é dia de torcer pelo Brasil na cerimônia da 97ª edição entrega do Oscar. O filme Ainda Estou Aqui fez história ao receber três indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e melhor atriz com Fernanda Torres. A 97ª edição do Oscar acontece no tradicional Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.
Considerado o prêmio mais importante do cinema mundial, o Oscar 2025 começa às 21h. A TV Globo anuncia a transmissão a partir das 21h55. No Brasil, a cerimônia será feita também pela TNT e pelas plataformas de streaming HBO Max e Globoplay.
A 97ª edição do Oscar pode marcar uma inédita estatueta para o Brasil. É a primeira vez que um longa-metragem nacional é indicado como melhor filme. De Vani a Eunice Paiva, Fernanda Torres conquistou a mídia internacional e figura entre as favoritas, inclusive na opinião do New York Times, que aposta em vitória brasileira nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional.
Segundo o jornalista Kyle Buchanan, do NYT, a disputa acirrada entre Demi Moore e Mikey Madison, os votantes podem ficar tentados a escolher Torres. Fernanda concorrre com Cynthia Erivo, de ‘Wicked’, Karla Sofía Gascón, de ‘Emilia Pérez’, Mikey Madison, de ‘Anora’ e Demi Moore, de ‘A substância’. Segundo o jornal, “Ainda Estou Aqui” deve vencer na categoria Melhor Filme Internacional.
Fernanda já ganhou o Globo de Ouro como melhor atriz em filme de drama. A produção, dirigida por Walter Salles, é uma adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva. No filme, o público acompanha a transformação da mãe do escritor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar, em 1971.
O Brasil já foi indicado outras quatro vezes na categoria de filmes internacionais, mas nunca venceu. “O Pagador de Promessas”, em 1963; “O Quatrilho”, em 1996; “O Que É Isso, Companheiro?”, em 1998 e “Central do Brasil”, em 1999.
Emília Perez foi o longa que mais recebeu indicações, com 13. Este foi o maior número de categorias a que uma produção nãp realizada em língua inglesa já foi indicada. Wicked tem dez indicações. A produção francesa divide opiniões entre especialistas, porém, bateu Ainda Estou Aqui no Globo de Ouro e no Bafta.
Confira os concorrentes em algumas das principais categorias
Melhor Filme
Ainda Estou Aqui
Anora
O Brutalista
Um Completo Desconhecido
Conclave
Duna – Parte 2
Emilia Pérez
Nickel Boys
A Substância
Wicked
Melhor Filme Internacional
Ainda Estou Aqui – Brasil
The Girl With The Needle – Dinamarca
Emília Perez – França
The Seed of the Sacred Fig – Alemanha
Flow – Letônia
Melhor Atriz
Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui
Mikey Madison – Anora
Demi Moore – A Substância
Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez
Cynthia Erivo – Wicked
Atriz Coadjuvante
Monica Barbaro – Um Completo Desconhecido
Ariana Grande – Wicked
Felicity Jones – O Brutalista
Isabella Rossellini – Conclave
Zoe Saldaña – Emilia Pérez
Melhor Ator
Adrien Brody – O Brutalista
Timothée Chalamet – Um Completo Desconhecido
Colman Domingo – Sing Sing
Ralph Fiennes – Conclave
Sebastian Stan – O Aprendiz
Ator Coadjuvante
Yura Borisov – Anora
Kieran Culkin – A Verdadeira Dor
Edward Norton – Um Completo Desconhecido
Guy Pierce – O Brutalista
Jeremy Strong – O Aprendiz
Melhor Direção
Sean Baker – Anora
Brady Cobert – O Brutalista
James Mangold – Um Completo Desconhecido
Jacques Audiard – Emilia Pérez
Coralie Fargeat – A Substância