PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Prefeitura de Campinas tem 20 políticas públicas voltadas às mulheres

Programas e projetos destinados à população feminina fazem parte do esforço para acolhimento e desenvolvimento pessoal

Redação Por Redação
9 de março de 2025
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Prefeitura de Campinas tem 20 políticas públicas voltadas às mulheres

Casa da Gestante de Campinas, uma das políticas públicas da Prefeitura, atendeu 147 mulheres entre 2016 e 2023 - Foto: Carlos Bassan/PMC

Neste sábado, 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, uma data especial para marcar a importância da garantia de direitos para as mulheres. Em Campinas, a Prefeitura trabalha com 20 políticas públicas voltadas ao público feminino, com o objetivo de atender as necessidades delas no que se refere à saúde, à educação, à assistência social e à segurança pública.

Os programas e projetos direcionados às mulheres na administração municipal de Campinas propõem um atendimento integral, abrangendo diferentes setores. O investimento nestas iniciativas visa, segundo a gestão Dário Saadi, o reconhecimento das mulheres como agentes da transformação social e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Entre as ações estão as das Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança Pública. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também tem iniciativas voltadas para o público feminino. Confira:

 

Desenvolvimento e Assistência Social

O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social é oferecer suporte para promover a autonomia e o bem-estar da mulher, principalmente para as mulheres em situação de vulnerabilidade. São oferecidos auxílio financeiro, oportunidades de desenvolvimento profissional, de geração de renda e locais para abrigamento.

Abrigo Santa Clara: para mulheres e seus filhos em situação de rua. Oferece acolhimento e suporte para reinserção social. Possui 25 vagas.

Abrigo Sara-M: Acolhimento seguro para mulheres vítimas de violência, com escuta qualificada e apoio para romper o ciclo da violência. Acolhe mulheres maiores de 18 anos, encaminhadas por órgãos de proteção. Possui 20 vagas para mulheres e seus filhos.

Bem Campinas: Benefícios eventuais a famílias vulneráveis, incluindo auxílio-moradia de R$ 909,85 por seis meses para mulheres vítimas de violência, podendo ser prorrogado.

Ceamo: Acolhimento e orientação para mulheres em situação de violência, com apoio social e jurídico para fortalecimento da autoestima e rompimento do ciclo da violência. Atende 130 mulheres por mês. O Ceamo fica na rua Onze de Agosto, 412, Centro. Horário de atendimento: das 8h às 19h (de segunda a sexta-feira). Telefone: (19) 3236-3619 (também é WhatsApp). E-mail: ceamo@campinas.sp.gov.br.

Conselho Municipal dos Direitos das Mulher: Órgão consultivo e deliberativo que propõe e fiscaliza políticas públicas para a promoção dos direitos das mulheres.

 

Feira das Mulheres Empreendedoras é uma das grandes iniciativas pública de empoderamento e de geração de renda – Foto: Divulgação

 

Grupo Mulheres Empreendedoras: Promove a emancipação econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo vítimas de violência.

Renda Campinas: Programa de transferência de renda para famílias em situação de pobreza, com prioridade para mulheres chefes de família. Beneficia 16.909 famílias.

 

Para ter acesso aos programas de transferência de renda municipais, é preciso ter o cadastro único para programas sociais.

 

O agendamento deve ser feito pelo telefone 156 de atendimento ao cidadão ou pelo WhatsApp (19) 2116-0156. Você também pode ir até o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, de sua região. Clique aqui para ver os endereços: https://campinas.sp.gov.br/servico/cadastro-unico-para-programas-sociais

 

Educação

Na Educação, a prioridade é promover o empoderamento por meio da oferta de informação de qualidade e de espaço para escuta e compartilhamento.

Projeto Bem-Me-Quero: Direcionado a profissionais da Educação e alunos de Ensino Fundamental e EJA. São atividades como rodas de conversas e palestras com temas para desconstrução do machismo, empoderamento feminino e orientações de saúde como prevenção à gravidez na adolescência; prevenção ao câncer de colo de útero e vacinação de HPV; saúde e higiene do corpo e dignidade menstrual. Para o primeiro semestre deste ano serão oito rodas de conversas. Participam cerca de 30 pessoas em cada uma. Palestras ministradas por médicos e direcionadas a alunos e em turmas de 60 pessoas.

 

Emdec

Para que as mulheres se sintam seguras dentro do transporte público municipal, a Emdec também criou políticas públicas urbanas inovadoras para trazer mais tranquilidade ao público feminino em seus deslocamentos.

Abrigo Amigo: Parada de ônibus com totem que permite chamada de vídeo, em tempo real, para a central de atendimento que pode acionar forças de segurança, caso a mulher se sinta ameaçada. Funciona das 20h às 5h. Já teve 1.194 acionamentos de setembro de 2023, quando o primeiro foi instalado, até fevereiro deste ano.

Botão Bela: Botão de emergência que pode ser acionado no aplicativo da Emdec, por vítimas ou testemunhas de importunação e assédio sexual, no transporte coletivo. Quando acionado, o botão alerta a Guarda Municipal, que envia uma viatura para abordar o ônibus.

Desembarque Fora do Horário: Lei Municipal garante às mulheres desembarque em local mais seguro, mesmo que fora do ponto de parada, entre 22h e 5h.

 

Segurança Pública

O combate à violência contra as mulheres exige a participação de toda a sociedade, com especial atenção do poder público. Na Prefeitura de Campinas, o trabalho combativo e de segurança é feito pelos agentes da Guarda Municipal por meio de programas que buscam garantir a integridade física das vítimas.

Guarda Amigo da Mulher (Gama): Fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas concedidas às mulheres que sofrem violência doméstica por meio de visitas periódicas na casa das vítimas. Atualmente, são 212 mulheres assistidas pelo GAMA em duas ações:

Sala Lilás: Acolhe e orienta as mulheres em situação de violência, encaminhando-as aos órgãos da Rede de Atendimento. Mulheres que sofrem violência doméstica ou que conhecem outras mulheres nesta situação podem procurar a Sala Lilás para acolhimentos e o orientações.

Botão SOS Gama: Ferramenta na qual a mulher que é assistida pelo programa pode acionar a Guarda Municipal por meio de um aplicativo de celular. Em 2024, a GM efetuou 27 prisões por descumprimento de medida protetiva.

Para ter acesso aos serviços, as mulheres que estão com medida protetiva podem ligar no telefone 153 ou procurar a Sala Lilás que fica na base do Centro da GM (na Avenida Moraes Salles, s/n).

 

Saúde

A Secretaria de Saúde dispões de várias ações e políticas públicas para as mulheres, com especial atenção às linhas de cuidado do câncer de colo de útero, câncer de mama, cirurgia ginecológica e planejamento familiar, com atendimentos nos Centros de Saúde e em outros serviços próprios (Policlínicas 2 e 3, Hospital Mário Gatti) e conveniados (Hospital do Amor, Maternidade e Hospital PUC-Campinas). Confira:

Pré-Natal: Realizado nos Centros de Saúde, com todos os exames, avaliações e consultas. E também na Policlínica 2 ou Hospital PUC-Campinas, unidades de referência para a gravidez de alto risco.

Prevenção ao Câncer de Mama/Mamografia: Em 2024, foram feitas 24.038 mamografias em mulheres de 40 a 69 anos. O câncer de mama está em queda desde 2018 em Campinas. O coeficiente era de 18,5 óbitos para cada 100 mil mulheres no triênio 2018 a 2020 e reduziu para 14,3 de 2021 a 2023.

Prevenção ao Câncer de Colo de Útero/Papanicolau: Em 2024, foram feitos 32.321 exames de papanicolau. Disponível em todos os Centros de Saúde.

Atendimento Mãe-Bebê (Primeira Semana de Vida): Realizado no Centro de Saúde, sem agendamento, até o 7º dia de vida do bebê. Importante na prevenção de várias doenças e para fortalecer o aleitamento.

Planejamento Familiar: Os Centros de Saúde disponibilizam métodos anticoncepcionais como camisinha, anticoncepcionais orais e injetáveis, DIU e implante subdérmico. Também é feita laqueadura ou vasectomia.

Casa da Gestante: Projeto pioneiro no país, o serviço já atendeu 147 mulheres em situação de vulnerabilidade em saúde, de 2016 a 2023.

 

Tags: Campinasdia internacional da mulhermulherespolíticas públicas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Holambra recebe a partir desta sexta encontro brasileiro de carros clássicos da Volkswagen
Cidade e Região

Holambra recebe a partir desta sexta encontro brasileiro de carros clássicos da Volkswagen

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Criativa Campinas 2025 expõe novidades e tendências no setor de artesanato
Cidade e Região

Criativa Campinas 2025 expõe novidades e tendências no setor de artesanato

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Papai Noel chega ao Polo Shopping Indaiatuba em festa gratuita

Papai Noel chega ao Polo Shopping Indaiatuba em festa gratuita

6 de novembro de 2025
PF de Campinas faz operação em Jundiaí contra exploração sexual infantil na internet

PF de Campinas faz operação em Jundiaí contra exploração sexual infantil na internet

6 de novembro de 2025
Caminhada na Mata Santa Genebra nesta sexta-feira celebra Novembro Azul

Caminhada na Mata Santa Genebra nesta sexta-feira celebra Novembro Azul

6 de novembro de 2025
Mutirão de Empregos no dia 10 conecta candidatos e lojistas de Campinas

Mutirão de Empregos no dia 10 conecta candidatos e lojistas de Campinas

6 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.