A Prefeitura de Sumaré decretou situação de emergência em saúde pública em razão do crescimento dos casos de dengue no município. Com a publicação do Decreto Decreto nº 12.492, de 12 de março de 2025, a administração municipal está autorizada a adotar medidas como a aquisição de insumos, a contratação temporária de profissionais da saúde e a prorrogação de contratos e convênios administrativos que contribuam para o controle da doença.
Conforme a Prefeitura, serão reforçadas as ações de vigilância epidemiológica e as campanhas de conscientização da população. “A Secretaria Municipal da Saúde realizará a alocação estratégica dos servidores da pasta para atender as necessidades emergenciais, incluindo a intensificação das visitas domiciliares e mutirões de combate às arboviroses”, diz o comunicado.
“Além disso, está recomendada a suspensão de férias e folgas dos agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e demais profissionais envolvidos no enfrentamento da epidemia”, destaca ainda a nota da Prefeitura.
De acordo com o painel de monitoramento de casos de dengue do governo do Estado, a cidade tem 1.210 registros positivos até o momento, com duas mortes confirmadas e outras duas em investigação. No ano passado, foram mais de 6 mil casos confirmados, e 16 pessoas morreram por causa da dengue.
A prefeitura reforça a importância da colaboração de toda a população no combate ao mosquito, eliminando possíveis criadouros em residências e estabelecimentos comerciais. Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.
A gestão municipal segue monitorando a situação epidemiológica e manterá a população informada sobre novas medidas e orientações.
Desde a última segunda-feira (10), no Jardim Dall’Orto, os agentes de endemias estão fazendo visitas casa a casa, busca ativa de casos suspeitos e positivos da doença, verificação dos quintais, aplicação de larvicidas (quando necessária), retirada dos materiais inservíveis e entrega da telas milimétricas.
Os moradores contam também com orientações da equipe e panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito, além dos trabalhos nos pontos estratégicos nas regiões da cidade.
LEIA TAMBÉM
Dengue: Sumaré registra as primeiras duas mortes do ano; Amparo chega a 10 óbitos











