Equipes de dez centros de saúde (CSs) de Campinas realizam nova ação especial de vacinação domiciliar contra a febre amarela neste sábado (15). Os moradores contemplados pela imunização domiciliar são residentes principalmente de bairros localizados em áreas rurais, com mata ou periurbanas, onde há maior risco de transmissão do vírus.
Veja a programação:
– CS Carlos Gomes – das 9h às 16h – região do bairro
– CS Santa Rosa – das 8h às 17h – Chácaras Cruzeiro e região limite com Hortolândia
– CS Vista Alegre – das 8h às 17h – Shangai
– CS DIC 3 – das 8h às 17h – Jardim Filadélfia e Jardim Aeroporto
– CS Aeroporto – das 8h às 17h – Jardim Cristina
– CS União dos Bairros – das 8h às 17h – Parque Aeroporto e Vila Vitória
– CS São Cristóvão – das 8h às 17h – Citta di Salerno, Jardim Planalto e Vila Princesa
– CS Carvalho de Moura – das 8h30 às 17h – Centenário e José Fidelis
– CS Vila Ipê – das 8h às 17h – Condomínios Jambeiro e Parque Prado
– CS Esmeraldina – das 8h às 17h – região do bairro
Entre 5 de fevereiro e 8 de março, a Saúde aplicou 5.277 vacinas de casa em casa. Neste período foram abordadas 14.091 pessoas. Quase todas estavam vacinadas contra a doença, mas algumas se recusaram a receber a dose.
As salas de aplicação da dose funcionam conforme horário de cada centro de saúde. Os endereços e contatos estão no site: https://vacina.campinas.sp.gov.br.
Quem deve receber a vacina?
A orientação do Programa de Imunização é para que todos os moradores de Campinas, a partir de 9 meses, que ainda não receberam a dose, compareçam aos CSs para aplicação. Vale destacar, porém, que a vacinação é seletiva, ou seja, as pessoas a partir de 5 anos que já tomaram uma dose ao longo da vida não precisam receber outra.
Quem tiver dúvidas sobre já ter recebido ou não o imunizante deve procurar um CS. A Saúde, em parceria com a Defesa Civil, tem percorrido os bairros durante a semana com um carro de som para alertar sobre a importância da vacinação. Além disso, panfletos são deixados em imóveis onde os residentes não foram encontrados no momento da visita.
A ampliação da vacinação vale para os seguintes grupos em áreas de risco:
– Crianças de 6 a 8 meses: recebem uma dose durante a ação. Os responsáveis serão orientados para garantirem a vacinação completa, sendo: uma dose aos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos.
– Pessoas com 60 anos ou mais: a vacinação será realizada dependendo da avaliação do risco relacionado às comorbidades, doenças autoimunes, tratamentos específicos ou uso contínuo de medicamentos que contraindiquem a aplicação da vacina febre amarela nessa faixa etária.
– Gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses: são orientadas a suspender a amamentação por dez dias após a vacinação e recebem as recomendações para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação. Dessa forma o aleitamento neste período pode ser garantido.







