A Prefeitura de Campinas recebeu da PUC-Campinas nesta segunda-feira (24) o projeto para transformar o Complexo Ferroviário em um Hub de Inovação. O projeto é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a instituição e a Prefeitura.
O Hub ocupará os antigos galpões ferroviários que serão restaurados e adaptados para abrigar escritórios de alta tecnologia, startups e empresas de inovação. Os galpões devem atender ainda a finalidades culturais e sociais.
A área total de intervenção é de quase 42.000m², sendo 23.151m² para inovação, 11.000m² para empresas e 8.000m² para startups.
O prefeito Dário Saadi afirmou que desde o início de seu primeiro mandato está empenhado em requalificar aquele espaço e outros da área central da cidade. Lembrou da reforma do “Prédio do Relógio”, que abrigou o Campinas Innovation Week, e será novamente palco do evento este ano.
“Aquela área a partir desse projeto vai fazer uma reparação histórica ao conectar a Vila Industrial ao Centro de Campinas. Além disso, vai deixar espaço renovado e pujante com circulação de pessoas e produção de conhecimento.”
O projeto foi desenvolvido pelos docentes Prof. Me. Leandro Rodolfo Schenk e Prof. Me. Fábio Muzetti, da Escola de Arquitetura, Artes e Design da PUC-Campinas.
Também participaram da cerimônia o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci, o superintendente de patrimônio histórico da União, Celso Carvalho, entre outras autoridades.











