A Polícia Federal realizou na noite de quinta-feira (3) o sétimo flagrante do ano de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Uma mulher que tentou embarcar em voo para a cidade de Orly, na França, acabou presa por carregar 100 cápsulas de cocaína ingeridas.
A brasileira de 36 anos foi detida durante o trabalho de fiscalização do Terminal de Passageiros de Campinas, pela Operação Shield – que em português quer dizer escudo –, da Polícia Federal. A ação foi realizada em conjunto com a Receita Federal.
Neste ano, a operação totaliza oito prisões em Viracopos e apreensão de 20kg de maconha e 32kg de cocaína (sem contar a apreensão de quinta-feira).
Há pouco mais de uma semana, os policiais prenderam uma mulher, que faria conexão para Florianópolis (SC), carregando aproximadamente 12kg de skunk (também conhecida como supermaconha) em sua bagagem. O voo era proveniente de Manaus.
Em 15 de março, um homem de 34 anos foi preso com 26,5kg de drogas no Terminal de Passageiros de Viracopos. Na bagagem foram encontrados 8,5 quilos de skunk, 7,5 quilos de pasta base e 11,2 quilos de cloridrato de cocaína. O brasileiro seguiria via terrestre para São Paulo depois de chegar a Campinas em um voo proveniente de Corumbá (MS).
A Operação Shield é a terceira ação anual de fiscalização pela Polícia Federal em repressão a atos de interferência ilícita na aviação civil e repressão a crimes, especialmente tráfico nacional e internacional de drogas, no aeroporto de Viracopos. Iniciada em 1º de janeiro deste ano, se estenderá até 31 de dezembro.











