A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quarta-feira (30) a 17ª edição do Alerta Arboviroses em 2025, que mostra 22 bairros com alto risco de transmissão da dengue. O boletim foi produzido em formato para orientar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e reforçar a comunicação com moradores das áreas que passam a receber ações intensificadas para eliminar criadouros.
A publicação semanal integra as novas iniciativas e estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue em 2025.
As áreas com alto risco de transmissão são:
– Leste: Vila Brandina;
– Noroeste: Conjunto Residencial Parque São Bento e Jardim Florence 1;
– Norte: Jardim Eulina;
– Sudoeste: Residencial São José, Jardim Vista Alegre, Parque Universitário de Viracopos, Parque Dom Pedro 2, Vila Princesa, Jardim Esplanada e Jardim Adhemar de Barros;
– Sul: Parque da Figueira, Loteamento São Martinho, Vila Campos Sales, Jardim Fernanda 2, Vila Mimosa e Jardim do Lago;
– Suleste: Ponte Preta, Jardim Bom Sucesso, Jardim São Gabriel, Vila Tupi e Vila Georgina.
A Saúde considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes.
É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material.
Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e adotar medidas para combater o Aedes. As orientações valem ainda para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que saíram desta edição.
No ano passado, 52% dos espaços deixaram de ser trabalhados por estarem fechados, desocupados ou até mesmo em virtude de recusa dos moradores aos agentes no ano passado. Em 2022 e 2023 os percentuais foram, respectivamente, de 48% e 49%.











