Com palavras concisas, inspiradas na obra “Cem anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, o espetáculo “Estafa ou sobre os sonhos não dormidos” reivindica o espaço do sono e do sonho em detrimento de uma cultura da aceleração. A peça chega a Barcelona no dia 31 de maio, a convite do L’altre Festival, um evento que promove a interação entre as artes cênicas e a saúde mental.
Para Tito Muniz, diretor do espetáculo e mestre em Artes Cênicas pela Unicamp, “ESTAFA” se propõe a uma experiência radical em diálogo com o onirismo, além de mesclar bonecos e corpos humanos no palco com o intuito de instaurar um espaço entre a realidade e o sonho.
A criação do espetáculo começou em 2022 na cidade de São Paulo, vinculada ao desenvolvimento da dissertação do diretor Tito Muniz. Trata-se do resultado de um laboratório prático. A atriz Alanis Mahara e Maurício Oliveira participam da peça e também são alunos egressos do curso de Artes Cênicas do IA. Ainda na fase de criação, a peça foi selecionada como uma das representantes do Brasil na Quadrienal de Praga (2023, República Tcheca). Com o auxílio da pró-reitoria de graduação e da Capes, Tito Muniz e Alanis foram ao evento para divulgar as visualidades da peça. O espetáculo ganhou estreia em março de 2024, no FAE Lima – Peru.
Com trânsito na América Latina, o espetáculo compõe a programação do L’altre Festival, um organização anual em Barcelona que programa espetáculos de artes cênicas e saúde mental, Propostas artísticas criadas, protagonizadas ou relacionadas a pessoas com experiências diversas em saúde mental, buscando interação entre espetáculos profissionais, não profissionais e amadores. Na edição de 2025, o festival reúne mais de 35 espetáculos de teatro, dança, música e poesia distribuídos em 3 dias de evento.
O espetáculo se relaciona com o tema da saúde mental por reivindicar um olhar para um cotidiano que se distancia do espaço do ócio, do sonho e do descanso. A companhia de teatro, sediada em São Paulo, pesquisa, desde 2021, uma linguagem teatral que envolve a relação entre o humano e o inanimado em cena.
“ESTAFA” terá uma apresentação única em Barcelona, no dia 31 de maio, às 21 horas.
SINOPSE
O espaço cênico é transformado em arena e habitado por quatro performers com a missão de construir a humanidade perfeita até o final do Primeiro Ato. As estações estão dispostas e cada ação é cuidadosamente delimitada – em uma espécie de jogo, eles proveem e constroem, limpam e descartam.
Apenas uma janela mostra o tempo que se esgota e os inclina na direção de uma espiral de sonhos não dormidos. À medida que confrontam seus próprios sonhos e os dos outros, encarnados, a linha entre realidade e instauração revela ao público a complexa busca pela perfeição humana, encurralada no tempo diminuto e na necessidade de produzir.
Serviço:
“Estafa ou sobre os sonhos não dormidos”
Local: Barcelona, Recinte Fabra i Coats (Espai Bota 2)
Horário: sábado – 31 maio – 21:00 h às 22:20 h
Duração do espetáculo: 80 minutos
Gênero: Teatro de Imagem / Real Maravilhoso