O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo” para queda acentuada de temperatura no Centro-Sul do Brasil, incluindo o estado de São Paulo e a região de Campinas. A primeira onda de frio do ano deve atingir 12 Estados e chegar até a Amazônia.
De acordo com o Cepagri da Unicamp, a partir desta quinta-feira (29) as temperaturas diminuem em Campinas, com máximas de até 20⁰C e mínimas próximas a 10⁰C durante a noite.
Na quarta-feira (28), as temperaturas chegaram perto dos 30°C durante o dia, mas com queda à noite com a chegada da frente fria, segundo o Cepagri. O sistema trará chuva e ventos fortes entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira. Os volumes de chuva não serão altos, porém deve haver chuva generalizada por toda RMC.
O frio chega para valer nesta quinta-feira (29/05). A máxima prevista é de até 20⁰C e as mínimas ficarão próximas a 10⁰C durante a noite. Também há previsão de chuva.
Na sexta-feira (30) será o auge da frente fria em Campinas. São esperadas mínimas de 8°C. Já no domingo o sistema começa a se afastar da região. As mínimas sobem para 13°C e as máximas chegam a 25°C.
Em 2025, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) registou a menor temperatura do ano em 30 de abril. De acordo com a estação Cepagri, os termômetros chegaram a marcar 14,9°C às 5h40.
Inmet
O Inmet divulgou dois alertas ligados à onda de frio no Brasil. Um deles compreende o período de 28 e 29 de maio e vale para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
O outro aviso é para 29 a 30 de maio em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.
A chance de nevar em áreas pontuais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná não está descartada.
Entre o final da quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), há previsão de neve na serra gaúcha e na serra do sudoeste do estado; na serra de Santa Catarina; no Planalto Norte de Santa Catarina, chegando até o sul do Paraná, onde a neve poderá ter maior probabilidade.
A possibilidade de neve geralmente ocorre com temperaturas mínimas entre 2°C e -2°C, além da combinação de umidade e temperaturas baixas.







