O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram, na manhã desta segunda-feira (2), a ordem de serviço que autoriza o início das obras de infraestrutura e modernização do Aeroporto Municipal “Augusto de Oliveira Salvação”.
O investimento estimado é de R$ 16 milhões, em recursos provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), vinculado ao ministério, intermediados pelo deputado federal Cezinha de Madureira, com indicação do vereador Levi Rossi, que iniciou a solicitação quando era administrador do aeroporto.
A primeira etapa do investimento vai contemplar obras para o alargamento da pista de pouso e decolagem, recuperação da faixa de pista (taxiway) e do pátio de aeronaves, drenagem, implantação de áreas de segurança (RESAs), novo balizamento luminoso, sinalização horizontal e vertical, farol iluminado e biruta, além da implantação do sistema visual indicador de rampa de aproximação (PAPI) em ambas as cabeceiras, visando permitir operações noturnas.
A nova infraestrutura permitirá a ampliação da operação de aeronaves da aviação geral até o código 2C, de aeronaves modelo ATR42.
De acordo com o prefeito Chico Sardelli, o investimento no aeroporto representa um avanço para a cidade, entrando na rota de obras importantes para o desenvolvimento econômico de Americana e região.
“Serão R$ 16 milhões para a primeira etapa de obras de reformas, iniciando o processo de melhorias e modernização do Aeroporto Municipal. Também quero parabenizar o ministro Sílvio Costa Filho pelo trabalho que vem desenvolvendo. Temos o mesmo objetivo, que é dar qualidade de vida à população, então fico muito feliz com sua presença”, disse Chico.
O ministro Sílvio Costa Filho ressaltou a parceria que viabilizou a liberação dos recursos para o Aeroporto Municipal de Americana.
“Americana é uma cidade estratégica em São Paulo, uma cidade representativa, em pleno crescimento. O investimento no Aeroporto de Americana vai proporcionar um grande apoio logístico, um polo de operações comerciais, o transporte de cargas e outras áreas, para consolidar cada vez mais o desenvolvimento da região”, completou.











