Na última quinta-feira (5), a Ponte Preta realizou um jogo-treino no Centro de Treinamento (CT) do Jardim Eulina, em Campinas, contra o Paulista de Jundiaí. A Macaca foi derrotada por 3 a 1. Os gols do Galo da Japi foram marcados por Gustavo Índio, Christopher e Guilherme Givigi, enquanto Gustavo Vintecinco descontou para a Ponte.
A atividade teve dois tempos de 40 minutos. No primeiro, o placar terminou empatado em 1 a 1. Na etapa final, a equipe campineira sofreu dois gols. O amistoso foi o segundo teste do Paulista na preparação para a Copa Paulista, que começa no dia 14. O time de Jundiaí ainda enfrentará o Atlético Mineiro neste sábado (7), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
A Ponte aproveitou o jogo para rodar o elenco, dando espaço a atletas com pouca minutagem na Série C e a jogadores em fase de recondicionamento físico — como Gustavo Vintecinco, autor do único gol alvinegro.
Em entrevista à comunicação do clube, ele ressaltou a importância da oportunidade: “É bom para a gente que não vem jogando frequentemente estar preparado para quando o técnico precisar”. Vintecinco, inclusive, participou de um gol anulado no segundo tempo da última partida da Série C, contra o Ypiranga.
Novas saídas
No mesmo dia do amistoso, foram oficializadas as saídas do atacante Renato e do zagueiro Mateus Silva, que deixaram a Ponte para defender outros clubes. Renato foi anunciado pelo Santa Cruz, enquanto Mateus acertou com o Náutico. As transferências ajudam a aliviar a folha salarial do clube, que busca reposições no mercado — especialmente para a lateral esquerda, após a lesão de Danilo Barcelos. O jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e está fora da temporada.
Mateus Silva, de 29 anos, estava na Ponte desde 2022 e ainda não havia atuado em 2025. Ao todo, fez 82 partidas e marcou seis gols com a camisa alvinegra. Em 2023, disputou 21 jogos pela Série B, sendo 20 como titular. No Náutico, reencontra o técnico Hélio dos Anjos, com quem trabalhou na Macaca em 2022.
Já Renato, de 35 anos, chegou ao clube no início de 2024, mas perdeu espaço após o rebaixamento para a Série C. Participou de apenas quatro partidas e agora tentará retomar a carreira no Santa Cruz, líder do Grupo C da Série D, com 19 pontos.
Outra mudança perceptível no elenco é a ausência de Victor Andrade entre os relacionados das últimas partidas.
O atacante, revelado como promessa no Santos, atuou apenas uma vez na Série C — sendo substituído no segundo tempo da estreia contra o Figueirense — e está há sete rodadas sem entrar em campo e há 3 sem ficar no banco de reservas. Em coletiva, o técnico Alberto Valentim confirmou que o jogador não tem problemas físicos e que a ausência foi por decisão técnica. Desde que chegou à Ponte, Victor disputou dez jogos e não marcou gols.











