Aberto às diversas tendências da dança e da performance contemporâneas, o Visões Urbanas – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas chega à sua 16ª edição. Realizado pela Cia. Artesãos do Corpo, o evento, que é realizado até 22 de junho, em São Paulo, faz uma extensão no Sesc Campinas nos dias 20 e 21 de junho com apresentações gratuitas de um espetáculo adulto e outro infantil.
Conforme a organização, a extensão especial em Campinas reforça o compromisso do Festival Visões Urbanas com a descentralização da dança contemporânea. A programação leva ao público campineiro os espetáculos Duo para 2 Perdidos (20 de junho, sexta-feira, 19h) da Cia Dual e Vamos! (21 de junho, sábado, 15h), da Cia de Danças de Diadema, promovendo o encontro entre artistas e novas paisagens urbanas. A ação amplia a visibilidade de companhias paulistas e convida a cidade a viver a dança em diálogo com o espaço público.
Com temas urgentes e atuais, as obras presentes na programação trazem para o espaço urbano debates sobre a invisibilização de corpos, a política e o diálogo com outras linguagens artísticas, como a performance e as artes visuais.
É o caso de Duo para 2 Perdidos, da Cia Dual (SP), que aborda a relação entre dois mundos corporais distintos em choque e diálogo a partir de suas singularidades. Baseado no universo do texto teatral Dois Perdidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos, o espetáculo com Hélio Feitosa e Ivan Bernardelli lança olhares para um vocabulário corporal que evidencia contrastes.
Voltada para toda a família, mas como foco nas infâncias, a montagem Vamos!, da Cia de Danças de Diadema (SP), traz para à cena a importância do respeito, da amizade e da solidariedade. Por meio de movimentos expressivos, o espetáculo celebra a empatia desinteressada, aquela que surge simplesmente por sermos humanos.
Sobre o Festival Visões Urbanas
Iniciativa da Cia. Artesãos do Corpo criada pelos artistas e pesquisadores Ederson Lopes e Mirtes Calheiros. Desde sua primeira edição em 2006, o festival tem promovido o encontro entre dança contemporânea e espaços urbanos, transformando ruas, praças e edifícios de São Paulo em palcos para performances que dialogam com a cidade e seus habitantes.
Ao longo de suas edições, o Visões Urbanas já contou com a participação de artistas de diversos estados do Brasil e de países como Portugal, Espanha, França, Argentina, Uruguai, Colômbia, Turquia, México, Estados Unidos, Cuba, Alemanha, Bélgica, Itália, Japão, Moçambique e Ucrânia. O festival integra a rede CQD – Cidades que Dançam, conectando São Paulo a outras cidades ao redor do mundo que compartilham a proposta de levar a dança para o espaço público.
Em 2025, o Visões Urbanas chega à sua 16ª edição, reafirmando seu compromisso com a democratização da arte e a valorização da diversidade cultural nas paisagens urbanas.
SERVIÇO:
VISÕES URBANAS – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA EM PAISAGENS URBANAS
20 e 21 de junho – Sexta-feira e Sábado
Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas.
Programação completa e informações no site visoesurbanas.com.br e na página do Instagram @festivalvisoesurbanas











