PUBLICIDADE
5 de fevereiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

Copa do Mundo de Clubes: cinco ex-jogadores da Ponte disputam a competição nos EUA

Ex-atletas que passaram pelo Moisés Lucarelli ganham destaque na principal competição de clubes da Fifa

Caio Amaral Por Caio Amaral
21 de junho de 2025
em Esportes
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Copa do Mundo de Clubes: cinco ex-jogadores da Ponte disputam a competição nos EUA

Ex-jogadores da Ponte Preta fazem parte do seleto grupo de atletas inscritos na Copa do Mundo de Clubes - Fotos: Divulgação

A Ponte Preta segue sua preparação para o confronto diante do Maringá, no próximo dia 28, fora de casa, pela Série C. A equipe comandada por Alberto Valentim tenta retomar o bom desempenho após vencer apenas uma das últimas quatro partidas. Enquanto isso, os olhares dos torcedores brasileiros se voltam para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que está sendo disputada nos Estados Unidos.

Com quatro representantes do futebol brasileiro na competição — Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras —, a torcida da Macaca também tem motivos para acompanhar os jogos.

Cinco jogadores com passagem pelo Moisés Lucarelli estão em ação no torneio, alguns com trajetórias marcantes e outros com passagens discretas pelo clube campineiro.

 

Paulo Baya chegou a ser titular da Ponte Preta em 2023, durante a série B. Foto: Marcos Ribolli/Pontepress

Paulo Baya – Fluminense

A história mais recente é a do atacante Paulo Baya, de 25 anos. O jogador iniciou sua carreira no Cascavel-PR e passou por diversos clubes, incluindo uma experiência no futebol japonês. Em 2023, Baya chegou à Ponte Preta por empréstimo do Primavera, de Indaiatuba, e atuou em 24 partidas da Série B, marcando dois gols. Com a chegada de João Brigatti ao comando técnico naquele ano, o atacante perdeu espaço e retornou ao Primavera. Hoje, Brigatti é o atual coordenador técnico da Ponte.

Ainda vinculado ao clube de Indaiatuba, Baya foi emprestado ao Goiás em 2024, onde teve grande destaque: 19 gols e seis assistências em 52 jogos na temporada, sendo vice-artilheiro do Campeonato Goiano com 10 gols em 13 partidas. O desempenho chamou a atenção do Fluminense, que o contratou por empréstimo. Em 2025, Baya já entrou em campo 17 vezes pelo time carioca, com dois gols e uma assistência.

Na estreia do Fluminense no Mundial, contra o Borussia Dortmund, na última terça-feira (17), ele entrou aos 42 minutos do segundo tempo. O tricolor volta a campo neste sábado (21), contra o Ulsan HD, da Coreia do Sul, pelo grupo F da competição.

 

Advíncula passou pela Ponte em 2013 e hoje é o titular da lateral-direita do Boca Junior no Mundial de Clubes da Fifa. Foto: Pontepress

Advíncula – Boca Juniors

Outro nome conhecido é o lateral peruano Luis Advíncula, atualmente no Boca Juniors. Ele vestiu a camisa da Ponte em 2013, ano histórico em que a Macaca chegou à final da Copa Sul-Americana. Contratado por empréstimo do Hoffenheim-ALE, disputou apenas seis partidas pela Macaca antes de ser dispensado pelo técnico Jorginho, que alegou “baixa qualidade técnica” dos estrangeiros do elenco na época: o também peruano Ramírez e o argentino Brian Sarmiento. Além disso, o treinador citou que Advíncula estava abaixo dos outros dois laterais-direitos do elenco pontepretano: Régis, que também passaria por Botafogo, Bahia e São Paulo, além de outros clubes brasileiros e Artur, ex-Palmeiras.

Apesar da curta passagem por Campinas, Advíncula construiu uma sólida carreira internacional. No Boca desde 2021, foi titular na estreia da equipe no Mundial, no empate por 2 a 2 com o Benfica. Em 2023, marcou o gol do time argentino na final da Libertadores, contra o Fluminense, no Maracanã. Pela seleção peruana, soma 128 jogos, dois gols e três assistências. O Boca Juniors volta a campo nesta sexta-feira (20), contra o Bayern de Munique, pelo grupo C.

Três reservas com passado pontepretano

Além de Baya e Advíncula, outros três jogadores com passagens pela Ponte também estão no Mundial:

 

Marcelo Lomba passou pela Ponte em 2015, numa boa campanha da Ponte na Série A do brasileirão. Foto: Pontepress

Marcelo Lomba (Palmeiras): goleiro da Macaca em 2015, emprestado pelo Bahia. Disputou 43 partidas e foi peça-chave na boa campanha na Série A daquele ano, quando a Ponte terminou em 11º. Após o empréstimo, voltou ao Bahia e, posteriormente, passou pelo Internacional antes de chegar ao Palmeiras, em 2022.

 

Marcos Rocha fez 12 jogos pela Macaca em 2010, emprestado pelo Atlético Mineiro. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Marcos Rocha (Palmeiras): o lateral atuou por 12 jogos com a camisa da Ponte em 2010, emprestado pelo Atlético-MG. Depois, se firmou no Galo e acumulou títulos por Atlético e Palmeiras, incluindo três Brasileirões, duas Copas do Brasil, uma Supercopa do Brasil, três Libertadores e duas Recopas Sul-Americanas.

 

Keno disputou apenas 12 jogos pela Ponte em 2015. Foto: Pontepress

 

Keno (Fluminense): o atacante jogou 15 vezes pela Ponte em 2015 e marcou um gol. Ganhou projeção nacional posteriormente, com passagens por Palmeiras e Atlético-MG, e atualmente defende o Fluminense. No empate com o Borussia, estava no banco de reservas junto com Paulo Baya. Keno também foi multicampeão, com títulos do brasileirão e uma libertadores, estando no elenco do Flu campeão contra o Boca de Advíncula, em 2023.

Próximo compromisso

A Ponte Preta ainda tem dez dias de preparação até seu próximo compromisso na Série C. Atual vice-líder, a equipe espera vencer o Maringá e torce por uma derrota do Caxias para o Ituano, resultado que pode recolocá-la na liderança da competição.

Tags: esportesex-jogadoresFutebolHora Campinasmundial clubesPonte Preta
CompartilheCompartilheEnviar
Caio Amaral

Caio Amaral

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Com goleiros em boa fase, Guarani tem a segunda melhor defesa do Paulistão
Esportes

Com goleiros em boa fase, Guarani tem a segunda melhor defesa do Paulistão

Por Redação
4 de fevereiro de 2026

...

Com dez reforços, Ponte Preta tenta se reorganizar após ver base campeã desmontada
Esportes

Com dez reforços, Ponte Preta tenta se reorganizar após ver base campeã desmontada

Por Caio Amaral
4 de fevereiro de 2026

...

Guarani cancela série de reuniões para discussão e votação da proposta de SAF; saiba o motivo

Guarani cancela série de reuniões para discussão e votação da proposta de SAF; saiba o motivo

3 de fevereiro de 2026
Rivais motivados aumentam desafio da Ponte na luta contra o rebaixamento no Paulistão

Rivais motivados aumentam desafio da Ponte na luta contra o rebaixamento no Paulistão

3 de fevereiro de 2026
À beira do rebaixamento, Marcelo Fernandes diz que Ponte vai lutar até a última rodada

À beira do rebaixamento, Marcelo Fernandes diz que Ponte vai lutar até a última rodada

2 de fevereiro de 2026
Hortolândia abre inscrições para cursos e formações culturais

Hebert: herói do Dérbi conta que profetizou o gol da vitória no intervalo

2 de fevereiro de 2026
Carregar Mais
















  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Circo-Teatro Irmãos Almeida – por Alexandre Campanhola

    Circo-Teatro Irmãos Almeida – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • CNPEM de Campinas investe em programas de formação e diversidade de cientistas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Em sessão tumultuada, Câmara de Campinas aprova punição a Otto Alejandro e arquiva CPs

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Com dez reforços, Ponte Preta tenta se reorganizar após ver base campeã desmontada

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • SIX Sport Life anuncia abertura de academia em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.