A Ponte Preta segue aproveitando o período sem jogos, provocado pela pausa para o Mundial de Clubes nos Estados Unidos, para ajustar o time e buscar soluções ofensivas. Na última sexta-feira (20), a Macaca realizou um jogo-treino contra o SEV Hortolândia, no CT do Jardim Eulina, e venceu por 9 a 0. A atividade serviu principalmente para dar ritmo aos atletas com baixa minutagem na temporada.
Esse foi mais um jogo-treino da Ponte durante a Série C. Na última pausa sem jogos, antes do duelo contra o ABC, a equipe havia enfrentado o Paulista de Jundiaí e perdido por 3 a 1 — na ocasião, o gol pontepretano foi marcado por Gustavo Vintecinco.
Os destaques da goleada mais recente foram Toró, autor de três gols, além de Bruno Lopes e Ricardo Oliveira, que balançaram as redes duas vezes cada. Toró soma seis partidas como titular na temporada e tem dois gols oficiais. Bruno Lopes tem apenas um jogo como titular e dois gols marcados. Já Ricardo Oliveira ainda não iniciou nenhuma partida entre os 11. Serginho e Johnny Lucas também marcaram e completaram o placar.
Sem vencer há dois jogos, a Ponte enfrenta dificuldades ofensivas. Na última rodada, Alberto Valentim escalou Everton Brito como titular— o atacante é artilheiro do time em 2024, com quatro gols, mas tem apenas cinco partidas como titular e produziu pouco diante do ABC.
Diante disso, Toró e Bruno Lopes podem ser alternativas. Gustavo Vintecinco, que havia marcado no último no jogo-treino, sequer entrou em campo contra o ABC. Toró teve minutos, mas também foi discreto. Bruno Lopes e Ricardo Oliveira não ficaram nem no banco de reservas.
A expectativa é de reforços. Com a abertura da janela de transferências no próximo dia 10 de julho, a diretoria da Ponte deve se movimentar no mercado. A prioridade é a contratação de um meia de criação, que chegue para disputar posição com Elvis e Serginho.
Segundo nota divulgada pelo clube, o treino foi dividido em dois tempos de 40 minutos, com times distintos em cada etapa. No primeiro tempo, Valentim escalou: Pedro Rocha; Pacheco, Wanderson, Danrley Santos e Braga; Dudu, Rodrigo Souza e Serginho; Toró, Gustavo Vintecinco e Diego Tavares (Bruno Lopes). Já na segunda etapa, entraram: Matheus Kayser; João Gabriel, Danrley Santos, Vicente Concha e Artur; Luiz Felipe, Léo Oliveira e Johnny Lucas; Bruno Lopes, Miguel e Ricardo Oliveira.
A Ponte destacou que a atividade serviu para colocar todo o elenco em ação em campo com dimensões oficiais, já que os treinos recentes vinham sendo realizados em espaços reduzidos, com foco em posicionamento e organização tática.
Alteração na tabela e foco na retomada
A CBF alterou a data da partida entre Ponte Preta e Tombense, válida pela 11ª rodada da Série C. Inicialmente agendada para o sábado, 5 de julho, a partida foi transferida para segunda-feira, dia 7, às 19h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A mudança, já oficializada no site da entidade, foi justificada como um “ajuste na grade da emissora detentora dos direitos de transmissão”.
O próximo compromisso da Macaca será fora de casa, no dia 28 de junho, contra o Maringá, atual sétimo colocado. A Ponte chega pressionada após conquistar apenas uma vitória nas últimas quatro rodadas e perder a liderança da Série C para o Caxias.
Apesar disso, o desempenho como visitante tem sido animador: três vitórias e um empate, com aproveitamento de 83,3%. Para a partida no Paraná, Valentim terá os retornos de jogadores importantes que estavam suspensos: o lateral-esquerdo Artur, o zagueiro Wanderson e o volante Dudu.











