Voltar o nosso olhar para dentro de nós, não é uma tarefa fácil, afinal nem tudo o que podemos reconhecer é exatamente o que esperamos. Exercitar o autoconhecimento requer uma grande dose de coragem para aceitar tudo o que aparece tanto o que se encontra na luz, quanto o que está na sombra.
No filme “A História sem fim”, de 1984, o guerreiro Atreyu tinha a missão de encontrar o humano que iria salvar o mundo de Fantasia que estava sendo consumido pelo “Nada”. Um dos desafios do herói era o espelho mágico que refletia quem realmente ele era. Aqui é onde ele vai enfrentar o maior desafio dentro de si mesmo.
A auto maestria (capacidade de ser mestre de si mesmo, ter domínio sobre os próprios pensamentos, emoções e comportamentos) e autoconhecimento só podem ser alcançados por meio de um exame cuidadoso de si mesmo. É olhando para a sua sombra que fica nítido os maiores obstáculos a serem vencidos. Pessoas amáveis podem ser muito cruéis e, pessoas fortes e corajosas, podem ser covardes e fracas.
Vale acrescentar que quando Atreyu chegou no espelho, ele encontrou no chão muitas armaduras de grandes guerreiros que não aguentaram a visão de suas essências e morreram.
Um bom caminho para a autopercepção, para o entendimento de nossas ações, é buscarmos nossos motivos em nosso passado, em nossa ancestralidade. Hoje somos o resumo de toda nossa existência, de toda a influência de nossa família (ou sem ela) que resulta no que sentimos, pensamos e fazemos.
Desta forma podemos identificar nossos pontos fortes, fraquezas e bloqueios. Entender onde se brilha e onde se fecha ou se sabota.
Isso pode nos levar a um maior desenvolvimento enquanto pessoa e a construir uma imagem mais coesa para si mesmo.
E, assim, finalmente poder perceber nossas próprias habilidades e dificuldades. Além de abraçar o pensamento do filósofo Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”. Ou seja, conhecer a mim mesmo para saber como modificar a minha relação comigo, com os outros e com o mundo.
Márcia Romão é Psicóloga Junguiana. Desenvolve Consultoria Empresarial e realiza atendimento clínico em Campinas e região. Instagram: @marciaromaopsi







