A Ponte Preta visita o São Bernardo neste sábado (12), às 17h, no Estádio Primeiro de Maio, pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A partida é um confronto direto pela parte de cima da tabela: a Macaca é vice-líder com 23 pontos – um a menos que o líder Caxias -, enquanto o adversário ocupa a oitava posição, com 16.
Com quatro vitórias e um empate fora de casa, a equipe de Campinas defende a invencibilidade como visitante.
Além disso, chega embalada após duas vitórias consecutivas, contra Maringá e Tombense, marcando a recuperação do time após tropeços dentro do Moisés Lucarelli.
O São Bernardo, por sua vez, vem de três jogos de invencibilidade, com dois empates (Ituano e Botafogo-PB) e uma vitória diante do Anápolis.
Jeh é desfalque
Para o confronto, Alberto Valentim não poderá contar com o titular Jeh, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Diante da ausência, o técnico pode optar por retornar ao esquema com três zagueiros, reforçando a defesa e atuando apenas com os outros dois atacantes que vêm sendo titulares: Jean Dias e Everton Brito. A alternativa mais conservadora considera a dificuldade da partida fora de casa.
Se decidir manter a formação anterior e escalar um substituto direto para Jeh, algumas opções no elenco são Jonas Toró, Bruno Lopes e Gustavo Vintecinco.
São Bernardo terá reforço e ex-jogador da Macaca
Do lado do Tigre, o técnico Ricardo Catalá contará com o retorno do volante Foguinho, que cumpriu suspensão. Por outro lado, o atacante Lucas Rian está fora da temporada após passar por cirurgia no joelho realizada em abril.
O clube também anunciou nesta sexta-feira (11) o atacante Lucas Reis, de 24 anos, que estava no Altos-PI e já marcou oito gols no ano. Ele pode ser relacionado para a partida.
Outro nome à disposição é o atacante Victor Andrade, que pertencia à Ponte até o mês passado. Pela Macaca, ele participou de dez partidas e foi titular em cinco, mas deixou o clube sem balançar as redes.
Retrospecto e cenário da tabela
A última vitória da Ponte sobre o São Bernardo foi em 2017, por 1 a 0, com gol de Lucca pelo Campeonato Paulista. No total, os dois times se enfrentaram seis vezes: três vitórias da Macaca, dois empates e uma vitória do São Bernardo. Em São Bernardo, a Ponte venceu apenas uma vez, em 2011.
Se vencer e o Caxias tropeçar contra o Anápolis no domingo (13), a Ponte pode reassumir a liderança da Série C.
Em caso de derrota, Ypiranga e Londrina podem igualar a Macaca em pontos, mas não ultrapassá-la nesta rodada, já que o time campineiro possui mais vitórias. Um empate garante a segunda colocação de forma isolada.
FICHA TÉCNICA
Ponte Preta:
Diogo Silva; Wanderson, Emerson e Saimon (Leocovick); Maguinho, Lucas Cândido, Dudu, Elvis (Jonas Toró) e Artur; Jean Dias e Éverton Brito. Técnico: Alberto Valentim
São Bernardo
Júnior Oliveira; Rodrigo Ferreira, Hélder, Rafael Forster e Pará; Romisson, Foguinho e Dudu Miraíma; Pedro Felipe, Rodolfo e Felipe Azevedo. Técnico: Ricardo Catalá.
Local: Estádio Primeiro de Maio, São Bernardo do Campo (SP)
Horário: 17h
Arbitragem: Murilo Tarrega Victor (SP)







