A Ponte Preta conheceu neste sábado (12) sua primeira derrota como visitante na Série C do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, a Macaca foi superada por 2 a 0 pelo São Bernardo, pela 12ª rodada. Com o resultado, além de perder a invencibilidade fora de casa, a Ponte desperdiçou a oportunidade de dormir na liderança da competição.
O time de Campinas segue com 23 pontos e pode ver o líder Caxias abrir até quatro pontos de vantagem ao fim da rodada. O São Bernardo, por sua vez, sobe três posições e assume temporariamente a quinta colocação, com 19 pontos. Caso o Floresta vença o Ypiranga hoje por mais de um gol de diferença, a Ponte pode perder a segunda colocação.
Começo ruim e domínio do Tigre
A partida começou equilibrada, mas com leve domínio do São Bernardo. Aos 9 minutos, Diogo Silva fez grande defesa após cobrança de falta, mas não evitou o gol na sequência: aos 11, Pedro Felipe abriu o placar para o time da casa na pequena área, após cobrança de escanteio.
A Ponte apresentou dificuldades para sair jogando e foi pressionada na marcação alta do Bernô.
A equipe do ABC controlava a posse de bola e criava as melhores oportunidades. A primeira boa chance da Ponte veio aos 14 minutos: Lucas Cândido cruzou para Dudu finalizar de cabeça, mas o goleiro Júnior Oliveira fez boa defesa — uma das poucas chances claras da Macaca no primeiro tempo.
A equipe finalizou apenas duas vezes com perigo antes do intervalo, e viu o adversário confortável com o placar e ser mais eficiente em campo.
Alterações, pressão e castigo no contra-ataque
Na volta do intervalo, o técnico Alberto Valentim desfez a linha de três zagueiros ao tirar Danrlei para a entrada de Bruno Lopes, tentando dar mais presença ofensiva ao time.
No entanto, o time seguiu errando passes e continuava vulnerável defensivamente. Aos 20 minutos, o ex-pontepretano Echaporã — que havia acabado de entrar — recebeu passe de Felipe Garcia e finalizou com frieza na saída de Diogo Silva: 2 a 0 para o Tigre. A Macaca até chegou a pressionar no final da partida, mas não conseguiu descontar o placar.
A derrota representou um desempenho abaixo do que vinha apresentando como visitante.
Em seis partidas fora de casa até então, a Ponte somava quatro vitórias e um empate. O time também sofreu mais de um gol pela primeira vez desde a goleada para o Brusque, na sexta rodada, por 4 a 1.
A Macaca volta a campo no próximo sábado (19), quando recebe o Floresta, às 19h30, no Estádio Moisés Lucarelli.
FICHA TÉCNICA
São Bernardo 2 x 0 Ponte Preta
São Bernardo:
Júnior Oliveira; Rodrigo Ferreira (Hugo Sanches), Hélder, Rafael Forster e Pará; Romisson (Emerson Santos), Foguinho e Dudu Miraíma; Pedro Felipe (Echaporã), Rodolfo (Felipe Garcia) e Felipe Azevedo (Victor Andrade). Técnico: Ricardo Catalá
Ponte Preta:
Diogo Silva; Wanderson, Emerson e Danrlei Santos (Bruno Lopes); Maguinho (João Gabriel), Lucas Cândido, Dudu (Luiz Felipe), Elvis (Serginho) e Artur; Jean Dias (Jonas Toró) e Éverton Brito. Técnico: Alberto Valentim
Gols:
Pedro Felipe, aos 11 do primeiro tempo
Echaporã, aos 20 do segundo tempo
Local: Estádio Primeiro de Maio, São Bernardo do Campo (SP)
Público: 898
Renda: R$ 24.040,00
Árbitro: Murilo Tarrega Victor (SP)











