A Ponte Preta visita o Caxias neste domingo (27), às 16h30, pela 14ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe gaúcha lidera a competição com um ponto de vantagem sobre a Macaca, que tenta reassumir a liderança e se aproximar da classificação à próxima fase.
A Ponte ocupou a primeira colocação entre a 5ª e a 9ª rodada, até empatar com o ABC, ver o Caxias vencer o Botafogo-PB e assumir a ponta, posição que manteve desde então. O time gaúcho chegou a abrir quatro pontos de vantagem, mas a derrota para o Náutico na última rodada e a vitória da Ponte sobre o Floresta reduziram a diferença para apenas um ponto.
Desfalques e mudanças
Para o duelo decisivo, a Ponte terá mudanças. O goleiro Diogo Silva está suspenso e será substituído por Pedro Rocha, titular na campanha da Série B de 2024. Em 2025, o goleiro disputou apenas uma partida, ainda no Campeonato Paulista, contra o Noroeste. No lado direito da defesa, Maguinho retorna à lateral após cumprir suspensão e deve retomar a vaga entre os titulares.
Outro ponto de atenção está na lista de pendurados. Seis jogadores da Ponte entram em campo com dois cartões amarelos: Luiz Felipe, Lucas Cândido, Léo Oliveira, Dudu, Saimon e Danrlei. Caso sejam advertidos, ficam fora do Dérbi contra o Guarani, na próxima rodada — fator que pode pesar na escolha do técnico Alberto Valentim.
A principal mudança deve acontecer no meio-campo, com a provável volta do esquema com três zagueiros, habitual nos jogos fora de casa. Emerson Santos volta à defesa, abrindo espaço para mais um jogador na intermediária. Luiz Felipe desponta como favorito para a vaga, já que tem ganhado minutos nas últimas rodadas. Pendurado, Lucas Cândido pode ceder lugar a Léo Oliveira ou Dudu.
No ataque, a tendência é manter a formação das últimas partidas, com Elvis centralizado e Jeh e Everton Brito pelos lados. Toró volta ao banco, enquanto Jean Dias surge como alternativa. Ainda há a dúvida se Valentim poupará mais atletas por precaução ou se irá com força máxima.
A Ponte é, até o momento, a melhor visitante da Série C: são quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota fora de casa, para o São Bernardo.
Caxias com força total
Do outro lado, o Caxias terá todo o elenco à disposição. O técnico Júnior Rocha conta com o retorno do volante Pedro Cuiabá, que cumpriu suspensão contra o Náutico. Com isso, Mantuan deve deixar o time titular em relação ao jogo anterior.
Antes da derrota em Recife, o Caxias vinha de cinco vitórias consecutivas. É o melhor mandante da competição, com 100% de aproveitamento no Estádio Centenário — seis vitórias em seis jogos. Além disso, lidera o ranking de ataques, com 22 gols marcados.
A Ponte, por sua vez, também encara um tabu histórico: nunca venceu no Estádio Centenário. Em três partidas disputadas no local, foram três derrotas.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA
Pedro Rocha; Wanderson, Emerson e Danrlei; Maguinho, Léo Oliveira (Dudu), Luiz Felipe (Lucas Cândido), Elvis (Jean Dias) e Artur (Kevyn); Everton Brito e Jeh. Técnico: Alberto Valentim
CAXIAS
Thiago Coelho; Thiago Ennes, Lucas Cunha, Alan e Marcelo; Vini Guedes, Pedro Cuiabá e Tomas Bastos; Calyson, Iago e Eduardo Melo.
Técnico: Júnior Rocha
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul (RS)
Horário: 16h30
Árbitro: Emerson Souza Silva (BA)











