A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira (1º) a engenheira Alessandra Herrmann como a primeira secretária à frente da recém-criada Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. A criação da nova pasta foi publicada no Diário Oficial no início de julho, após aprovação da Câmara Municipal.
Com a nova secretaria, Campinas passa a contar oficialmente com uma estrutura específica para articular, implementar e avaliar políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, atuando em áreas como saúde, enfrentamento à violência, geração de renda, empreendedorismo e inclusão social.
A posse da secretária será na próxima segunda-feira (4), na Sala Azul da Prefeitura de Campinas. A servidora Grazielle Coutinho será a secretária adjunta e também será empossada na data.
Entre os setores que passam a integrar a nova secretaria estão o Centro de Referência e Apoio às Mulheres (Ceami) e o Seravi, serviço que atua no atendimento e acompanhamento de autores de violência doméstica. A pasta será responsável por integrar esses serviços às demais políticas públicas, promovendo uma rede de proteção e apoio às mulheres da cidade.
Alessandra Herrmann tem 47 anos e uma trajetória de mais de 20 anos em cargos de liderança em grandes empresas do setor privado.
“Fico muito feliz com a nomeação. Quero pautar minha gestão na atenção às mulheres de Campinas com foco em resultados e eficiência e tenho a confiança de que faremos um bom trabalho”, diz.
Mulheres no primeiro escalão
Com a chegada de Alessandra na Secretaria da Mulher, a Prefeitura de Campinas amplia o número recorde de mulheres no primeiro escalão. São nove no total. As secretarias de Comunicação; Cultura e Turismo; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Ceasa; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração e Urbanismo são as áreas já comandadas por mulheres.











