Caio Amaral
Silvio Begatti
Ponte Preta e Guarani disputam neste sábado (2) um dérbi que é inédito na história do clássico: pela primeira vez os rivais se enfrentam na Série C do Campeonato Brasileiro. Na busca pelo retorno à Série B, os times de Campinas duelam na 15ª rodada em situações diferentes.
Vice-líder, a Macaca pode dar um passo decisivo rumo à segunda fase. Já o Bugre, 12º colocado, tenta voltar a se aproximar do G8, a zona de classificação. Restam cinco rodadas para o fim da etapa inicial. O Dérbi 210 com torcida única, às 17h, no Moisés Lucarelli, terá transmissão dos canais Band e NSports.
Com 26 pontos, oito de diferença em relação ao CSA, o primeiro time fora do G8, a Ponte Preta busca repetir o resultado do primeiro clássico do ano, quando venceu o Guarani por 2 a 0 no Moisés Lucarelli.
A equipe vive um momento regular: foram duas vitórias, duas derrotas e um empate nas últimas cinco rodadas. Em casa, porém, o retrospecto recente é positivo, com duas vitórias consecutivas.
Já o Guarani, com 16 pontos, está a 4 do G8 e a diferença em relação à zona de rebaixamento é de apenas 2. Depois de ocupar a lanterna no início do campeonato, o time reagiu e se aproximou do pelotão que briga pela classificação. No entanto, perdeu fôlego nas últimas rodadas e agora está há quatro jogos sem ganhar e vem de duas derrotas seguidas.
Para tentar reagir, trocou o comando técnico e Matheus Costa, o terceiro treinador bugrino na temporada, faz sua estreia neste sábado.
Os times
Na Ponte, o técnico Alberto Valentim contará com o retorno do goleiro Diogo Silva, que cumpriu suspensão na última rodada; do meia Serginho, liberado pelo departamento médico após lesão muscular na coxa; e do lateral-esquerdo Kevyn, recém-contratado, recuperado de dores lombares e com chance de estrear.
O único desfalque deve ser Everton Brito, ainda em tratamento por dores no joelho. Jean Dias deve ser titular ao lado de Jeh.

A Ponte ainda deve ter de volta entre os titulares Lucas Cândido, Dudu e Elvis, que foram poupados contra o Caxias. O meia Luiz Felipe também pode aparecer na equipe, caso Valentim desfaça a linha com três zagueiros.
O Guarani se preparou em Sorocaba entre terça e quinta-feira e retornou nesta sexta (1) a Campinas. Quem esteve presente nas atividades da semana foi o japonês Ryuta Takahashi, que tem a chance de ser relacionado pela primeira vez em um jogo da equipe principal. Destaque no time B, que disputa a Copa Paulista, o jovem meia de 20 anos e 1,56m de altura pode ser a novidade entre os reservas.
As dúvidas são o zagueiro Alan Santos e o atacante Gabriel Silva, que vinham se recuperando de dores musculares, assim como o defensor Allyson.

Embalados depois de realizarem o último treino com os portões abertos aos torcedores nesta sexta-feira (1), Ponte Preta e Guarani chegam ao Dérbi 210 para escreverem mais uma página nesses 113 anos de clássico, um “campeonato à parte” que movimenta Campinas e, mesmo na Série C, não deixa de ser atração nacional.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA – Diogo Silva; Wanderson, Emerson e Danrlei (Luiz Felipe); Maguinho, Lucas Cândido, Dudu, Elvis e Artur; Jeh e Jean Dias (Toró). Técnico: Alberto Valentim.
GUARANI – Andrey; Cicinho, Raphael Rodrigues, Diogo Silva (Alan Santos) e Emerson Barbosa; Mateus Sarará (Kadi), Kelvi, Caio Mello e Diego Torres; Isaque (Kauã Jesus) (Mirandinha) (Gabriel Silva) e Bruno Santos. Técnico: Matheus Costa.
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Horário: 17h.
Juiz: João Vitor Gobi-SP.











