A Prefeitura de Hortolândia anunciou a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III no Jardim Santa Emília — a maior estrutura de atenção primária prevista pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi feito pelo prefeito Zezé Gomes durante uma visita técnica à área onde a unidade será implantada, localizada entre as ruas Adilson Antonio Teixeira e Marginal A, em um terreno com cerca de 2,7 mil metros quadrados.
De acordo com o prefeito, a nova UBS foi conquistada junto ao Governo Federal por meio de articulação do vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César, com o Ministério da Saúde.
“Aqui é uma região que carece de uma UBS. Com essa construção, vamos desafogar a UBS do Novo Ângulo, contribuindo diretamente com a nossa comunidade e com a ampliação da rede pública de saúde da nossa cidade”, afirmou Zezé.
A unidade de Porte III é a maior categoria prevista na estrutura de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, esse modelo comporta até quatro equipes da estratégia de Saúde da Família, com capacidade para atender entre 12 mil e 16 mil pessoas.
A UBS contará com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação, acolhimento, farmácia, ambientes para procedimentos e espaços de apoio administrativo e atividades coletivas.
“O objetivo da nova unidade é oferecer um atendimento mais próximo e eficaz aos moradores de bairros como Santa Emília, Sumarezinho, Malta, Jardim do Lago, Girassol, Chácaras Reymar, Jardim do Brás, entre outros, descentralizando o atendimento hoje concentrado em outras unidades e garantindo mais agilidade e resolutividade na Atenção Primária”, comentou Cafu.
O próximo passo será a elaboração do projeto executivo de arquitetura e engenharia, que será apresentado ao Ministério da Saúde para liberação dos recursos e abertura do processo licitatório.
“Não dá para cravar o tempo que tudo isso estará pronto, mas a minha expectativa é entregar essa unidade dentro do nosso mandato”, reforçou Zezé.
Com a definição da área e a elaboração do projeto, a Prefeitura aguarda agora os trâmites junto ao Ministério da Saúde para a liberação dos recursos e início do processo licitatório. A expectativa é que, superadas as etapas técnicas e administrativas, a ordem de serviço seja emitida e a construção tenha início entre o fim desse ano e início de 2026.







