A Defesa Civil emitiu alerta para a chegada de uma frente fria ao Estado de São Paulo entre esta sexta-feira (8) e a segunda-feira (11). O fenômeno provocará queda acentuada nas temperaturas em várias regiões, incluindo Campinas, onde as mínimas podem chegar a 9 °C.
Há também possibilidade de chuvas acompanhadas de rajadas de vento, raios e até granizo. A cidade também entrou em estado de atenção por causa do índice de umidade relativa do ar.
De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta sexta-feira começou com tempo estável e temperaturas amenas no estado, mas a sensação de frio foi registrada em diversas áreas.
Ao longo do dia, uma frente fria vinda do Sul do país avançará sobre o território paulista, provocando chuvas inicialmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná e na faixa leste. Posteriormente, a instabilidade poderá atingir outras áreas do estado. Além da chuva, são esperadas rajadas de vento de até 50 km/h em diferentes regiões.
Diante do cenário, a Defesa Civil de Campinas reforça a importância de atenção especial a pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, durante o período de frio intenso.
O site da Defesa Civil de Campinas, divulga os alertas de temperatura e baixa umidade do ar. Confira no: https://campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente/inicio
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, mantém a Operação Inverno 2025 até 30 de setembro, com oferta de abrigo, cobertores, alimentação e atendimento social para pessoas em situação de rua. Os serviços funcionam diariamente, das 8h à meia-noite, de segunda a sexta-feira, e das 18h à meia-noite nos fins de semana e feriados.
Para solicitar ajuda, ligue para (19) 3253-4512 das 8h às 18h, ou envie WhatsApp para (19) 99984-6496, das 18h às 21h. Após esse horário, em caso de emergência, chame o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Ao todo, Campinas dispõe de 180 vagas de acolhimento durante o inverno. O Samim, principal unidade de acolhimento, oferece 120 vagas fixas. Na Casa da Cidadania, localizada na Vila Industrial, são 40 vagas emergenciais e mais 20 vagas da Casa da Esperança. A Casa Santa Dulce dos Pobres que integra a rede de acolhimento será acionada em situações emergenciais.







