Os andaimes que ficavam em frente ao prédio do Palácio da Cidade (antigo Palácio da Justiça) foram retirados na tarde de terça-feira (12). A ação é executada por uma empresa contratada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, antigo responsável pela edificação até abril deste ano. Segundo a Prefeitura de Campinas, os demais andaimes, que ficam na lateral do edifício, serão retirados nas próximas semanas.
A medida faz parte do processo de requalificação do prédio que passou a pertencer, neste ano, à prefeitura. A projeção é de que o espaço comece a receber uma série de atendimentos à população a partir do primeiro semestre de 2026. A administração tem o objetivo de reunir em um único local, serviços de diferentes secretarias e órgãos públicos.

As telas que envolviam a edificação já foram retiradas. Na parte interna, as obras prosseguem com a previsão de reforma geral envolvendo as partes hidráulica e elétrica.
De acordo com a prefeitura, uma das fases seguintes do processo de restauração será a limpeza da fachada, com a preservação de sua configuração e a manutenção do projeto original. A edificação foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) em 2010 e tem uma importância histórica, cultural e arquitetônica para a cidade.

Atendimento ao público
O prédio histórico, localizado no Centro de Campinas, será ocupado por mais de 60 serviços, que devem atrair cerca de 30 mil pessoas por mês ao local, além dos 370 profissionais em ação. A administração sera de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.
De acordo com dados da prefeitura, a transferência dos serviços para o Palácio da Cidade vai gerar uma economia de mais de R$ 2 milhões ao ano, com a desocupação de prédios alugados. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos no início de 2026.
Nos seis pavimentos do Palácio da Cidade serão instalados serviços de diversas áreas da prefeitura e de outros órgãos, entre eles: Sanasa, Emdec, CPFL, Junta Militar, Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), Casa do Empreendedor, Secretaria de Trabalho e Renda, o Ceprocamp do Centro, o programa Concilia Campinas, o Juizado da PUC-Campinas, o Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (Deps), a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e parte do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS).
No local também haverá postos de atendimento do Procon, da Vigilância Sanitária, do Cadastro Único, do 156/Protocolo, do Juventude Conectada e de serviços da Setec e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (incluindo orientações sobre o Incra e o Via Rápida Empresa).







