Depois de fracassar e não alcançar seus objetivos na reta decisiva dos dois últimos campeonatos brasileiros, o Guarani espera um desfecho diferente nas rodadas finais da primeira fase da Série C. A meta é entrar no G8 e conquistar a vaga à segunda etapa da competição para brigar pelo acesso. Restam três jogos para o término da fase inicial e o Bugre está a um ponto da zona de classificação.
Nas duas últimas temporadas, os duelos decisivos nas rodadas finais aconteceram pela Série B, que é disputada no sistema de pontos corridos. O clube teve metas opostas. Enquanto em 2023 brigou pelo acesso, em 2024 lutou para não cair. E os dois objetivos não foram cumpridos.
Há dois anos, o Guarani era o vice-líder faltando dez rodadas para o fim. No entanto, caiu drasticamente de produção na sequência e terminou o campeonato na 10ª colocação, muito longe do G4, a zona de acesso. Nos dez jogos finais, venceu apenas um. Foram ainda quatro empates e cinco derrotas. A performance derrubou o time na tabela de classificação e a torcida lamentou no final da temporada.
Já no ano passado, o Guarani passou a Série B praticamente de ponta a ponta na lanterna. No início do segundo turno ainda esboçou uma reação e ficou a expectativa do torcedor de que nas rodadas finais o quadro pudesse ser revertido. A vitória por 1 a 0 no Dérbi 208, no Moisés Lucarelli, na 32ª rodada, deu esperança ao bugrino. Mas na sequência, a equipe não se acertou e o rebaixamento foi decretado com três rodadas de antecedência.
Hoje, a forma de disputa é diferente, mas a trajetória da equipe já impõe a repetição do clima decisivo das duas temporadas anteriores, mesmo com o campeonato ainda na fase de classificação. Disputado por pontos corridos, mas com apenas um turno, a etapa inicial da Série C determina o rebaixamento dos quatro últimos e a classificação dos oito primeiros para a briga pelo acesso.
O Guarani já esteve na lanterna, se recuperou, mas derrapou quando esteve para entrar no G8. Agora, na reta decisiva, recuperou o fôlego e pode entrar na zona de classificação pela primeira vez se vencer o ABC, neste sábado (16), em Natal. As próximas três rodadas reservam muitas emoções para o torcedor bugrino que, ao final delas, espera, enfim, respirar aliviado.











