O segundo semestre chega com uma importante novidade para a região dos Amarais, em Campinas. O projeto Calendário Cultural, uma realização da Fundação FEAC com produção da Direção Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, dá início a uma série de atividades gratuitas na região norte de Campinas.
As oficinas abrangem diferentes linguagens artísticas urbanas e expressões tradicionais da cultura popular e serão desenvolvidas no CEU Thaís Fernanda Ribeiro, na Rua Demerval S. Pereira, s/n, na Vila Esperança. As atividades começaram na última quinta-feira (14) e as inscrições seguem abertas, das 13h às 18h, diretamente no local.
Voltado para crianças a partir de 7 anos, o projeto oferece aulas de hip hop (com break, MC e grafite), além de percussão, capoeira e teatro, com turmas até mesmo para jovens adultos, entre 20 e 30 anos. As aulas acontecem nos períodos matutino e vespertino. São 600 vagas disponíveis.
A ideia é criar um espaço de expressão, troca e aprendizado acessível, estimulando o protagonismo das crianças e jovens e o contato com diferentes formas de arte. As oficinas acontecem de segunda a sábado, em diversos horários e espaços do CEU. A grade de aulas pode ser conferida no link Oficinas-feac.
De acordo com Adriana Silva, analista de projetos da Área de Desenvolvimento Territorial da Fundação FEAC, com esse projeto é impulsionada e ampliada a oferta e o acesso à cultura e ao esporte, de forma gratuita, diversa e inclusiva. “O formato foi definido visando favorecer a convivência familiar e comunitária saudáveis e valorizar os processos de sociabilidade e identidades culturais locais”, destaca.
Expansão para o Jardim Novo Flamboyant
Além das atividades na região dos Amarais, o projeto já nasce com um segundo núcleo. No Jardim Novo Flamboyant, região leste da cidade, serão oferecidas oficinas de capoeira e música na Associação dos Moradores do Jardim Novo Flamboyant. Com opções de horários nos períodos da manhã e da tarde, as atividades são abertas para crianças a partir de 7 anos. São 120 vagas disponíveis. O formulário para inscrição no projeto Calendário Cultural Flamboyant, com as opções de horários, pode ser acessado neste link.
“A proposta são dois Calendários Culturais, um na região dos Amarais e outro no Jardim Novo Flamboyant, territórios prioritários de atuação do setor de Desenvolvimento Territorial da FEAC, com oficinas culturais pensadas a partir de diálogos com os grupos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) pertencentes a esses territórios e desenvolvidas em espaços que, de fato, atendam a comunidade em geral”, completa Adriana.
A Fundação FEAC é uma organização independente fundada em 1964 e localizada em Campinas, dedicada a criar uma sociedade mais justa e sustentável. Focada em educação, assistência social e promoção humana, a FEAC investe em projetos próprios e em parcerias com outras organizações para apoiar regiões e populações vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes. Financiada por recursos próprios e parcerias institucionais, a Fundação é gerida por um Conselho Curador e uma Diretoria Executiva, com uma equipe técnica especializada em suas áreas programáticas.
Serviço:
Calendário Cultural Amarais
Oficinas gratuitas de hip hop (break, MC e grafite), teatro, capoeira e percussão.
Local: CEU Thais Fernanda Ribeiro – Rua Demerval S. Pereira, s/n – Vila Esperança
Grade horária: https://direcaocultura.com.br/oficinas-feac.pdf
Inscrições pessoalmente no local, das 13h às 18h
Calendário Cultural Flamboyant
Oficinas gratuitas de capoeira e música
Local: Associação dos Moradores do Jd. Flamboyant – Rua Edilson Scarelli Júnior, 28
Inscrições pelo link: https://forms.gle/uZ4HEryzRcgnN49p6











