Depois de ocupar a lanterna, se recuperar, chegar à porta do G8 e derrapar, o Guarani, entra pela primeira vez na zona de classificação à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro a dois jogos do fim da etapa inicial. O Bugre venceu o ABC por 4 a 3, em Natal, no sábado (16), e contou com uma rodada favorável, encerrada na segunda-feira (18). Agora, ocupa a oitava colocação, com 23 pontos. Assim, depende apenas de suas forças para garantir a vaga na etapa decisiva.
O tropeço do Brusque e do Ypiranga, concorrentes pela vaga, resultou na combinação que fez o Guarani terminar a 17ª e antepenúltima rodada no G8, depois do triunfo no Rio Grande do Norte. O time catarinense perdeu por 2 a 1 do Londrina, domingo (17), em casa. Já a equipe gaúcha ficou no empate por 2 a 2, diante do Botafogo-PB, em Erechim, na segunda. Os resultados fizeram ambos, que somam 22 pontos, deixarem o G8 para a entrada de Guarani e Confiança, que têm 23 – o time sergipano ganhou do Floresta por 1 a 0, em Aracaju, e está em sétimo por ter melhor saldo de gols do que o Bugre.
Os jogos da última rodada em busca da vaga na zona de classificação foram dramáticos. No sábado, o Guarani ficou duas vezes atrás do placar e, de virada, conseguiu derrotar o ABC no Fraqueirão. Já no domingo (17), o Brusque vencia o Londrina por 1 a 0 até os 47 do segundo tempo, quando sofreu o gol de empate. Quatro minutos depois, veio a virada.
Ainda no domingo, o Confiança atuou com um jogador a mais desde o início, após a expulsão de Ícaro, do Floresta, mas o gol da vitória só surgiu aos 38 do segundo tempo. E na segunda, o Ypiranga saiu atrás do Botafogo, conseguiu a virada, mas sofreu o empate. Todos os gols foram marcados no primeiro tempo.
Trajetória
O Guarani largou na Série C com três derrotas seguidas, que o derrubaram para a lanterna. Em seguida, com o técnico Marcelo Fernandes na vaga do demitido Maurício Souza, se recuperou, mas voltou a tropeçar quando estava próximo de entrar na zona de classificação.
Na sequência, Matheus Costa substituiu Fernandes e o time arrancou com a conquista de sete pontos em nove disputados.
Na próxima segunda-feira, o Guarani buscará manter o bom momento em confronto direto pela vaga diante do Confiança. O duelo acontece às 19h30, no Brinco de Ouro. Depois, na última rodada, visita o lanterna e já rebaixado Tombense.











