Depois do recorde de 57 mil visitantes na edição do ano passado, a Unicamp abre novamente suas portas aos estudantes de todo país no próximo sábado (23), na 20ª edição do programa Unicamp de Portas Abertas 2025 (UPA 2025). Todas as atividades programadas pelas faculdades, pelos institutos, centros e núcleos de pesquisa e pelos órgãos e serviços da Universidade já estão disponíveis para consulta no site do evento, na aba “Programação”.
O evento ocorre das 9h às 17h, no campus de Barão Geraldo, em Campinas. A entrada é gratuita e visitantes avulsos ou em grupos de amigos ou familiares não precisam ter feito inscrição para participar da UPA.
A abertura oficial da UPA ocorrerá às 9h, no Teatro de Arena, na Praça do Ciclo Básico. Além das atividades científicas, o público poderá conferir uma série de atrações culturais, em cinco espaços do campus: o Teatro de Arena, a Praça do Ciclo Básico, o entorno do Restaurante Universitário (RU), a Faculdade de Educação Física (FEF) e a Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Haverá apresentações de música, teatro, artes cênicas e performáticas e atrações circenses. A programação cultural completa também está disponível no site da UPA.
Neste ano, a UPA espera receber mais de 45 mil visitantes, entre estudantes, professores e membros da comunidade externa.
Com o tema “UPA 20 anos e COP30 no Brasil: a mudança já começou”, a Universidade pretende estimular toda a comunidade sobre a importância das ações de mitigação das mudanças climáticas e destacar o trabalho desenvolvido pela Unicamp nessa direção — uma missão a perpassar a história da própria UPA, que completa 20 anos em 2025.
Recursos
Os estudantes e demais visitantes da UPA 2025 contam com um novo recurso para facilitar os deslocamentos dentro da Universidade. O campus será dividido em quatro grandes áreas identificadas por cores.
As regiões onde se concentram os cursos de ciências exatas e tecnológicas ficaram com a cor azul; as áreas das unidades que oferecem os cursos de ciências humanas e artes, com o vermelho; as ciências biológicas, com o amarelo; e as ciências médicas, com a cor verde.
Durante o evento, essas áreas contarão com faixas, banners e outros recursos visuais facilitando sua identificação. Mapas de localização também ficarão instalados em diversos pontos do campus.
Outro recurso para otimizar a experiência é o aplicativo UPA, disponível para download na Play Store, para usuários Android, e na App Store, para usuários iOS.
Com o aplicativo, pode-se consultar a programação completa de atividades, fazer download dos mapas de localização e acessar um mapa virtual com recursos de georreferenciamento, por meio do qual o usuário consegue traçar rotas para visitar os locais desejados.
Haverá Wi-Fi gratuito em todo o campus. Os visitantes podem se conectar gratuitamente à rede UPA.
A organização do evento incentiva todos os visitantes a priorizarem a navegação por meio da rede de Wi-Fi disponibilizada no campus. Também haverá tendas especiais para o recarregamento de celulares.
Todas as ruas que dão acesso à Praça do Ciclo Básico estarão interditadas no dia do evento. No espaço, os visitantes poderão circular somente a pé. Os estacionamentos oficiais da UPA são exclusivos para ônibus e vans das escolas e instituições de ensino inscritas no evento.
Para visitantes avulsos ou em grupos de amigos ou familiares, orienta-se que utilizem as vagas de estacionamento das vias liberadas para tráfego e dos bolsões de estacionamento.
Haverá três praças de alimentação com diversas opções e preços acessíveis para atender aos visitantes. Essas instalações ficarão na Praça do Ciclo Básico, na Praça da Paz e na FCM. Além desses locais, há lanchonetes nas faculdades e nos institutos do campus. Contamos também com vending machines, com opções de lanches e bebidas, instaladas em 60 pontos. (Com informações da Unicamp)







