Jonas Toró foi um dos principais nomes da Ponte Preta na vitória sobre o Itabaiana, que garantiu a classificação antecipada da equipe para a segunda fase da Série C. Autor do gol decisivo, ele vive um dos seus melhores momentos desde que chegou ao clube em abril.
Em sua primeira partida como titular, marcou contra o Retrô e garantiu a primeira vitória da Macaca no torneio. Desde então, também balançou as redes nas vitórias diante do Anápolis e do Itabaiana, participando diretamente da conquista de nove dos 30 pontos somados pela equipe até aqui.
Toró destacou a confiança recebida do técnico Marcelo Fernandes e comemorou a fase vivida no clube em entrevista concedida nesta quarta-feira (20):
“Eu estou muito feliz com o momento aqui na Ponte, também com a classificação, que era um jogo que a gente precisava muito ganhar. Eu sempre procurei trabalhar para, quando tivesse uma oportunidade de novo, poder corresponder. O Marcelo chegou, deu confiança para nós e eu pude ser feliz de fazer o gol e ajudar a equipe”, afirmou.
Números e trajetória
Emprestado pelo Botafogo-SP até 30 de outubro, o atacante já superou seus números no clube de Ribeirão Preto, onde marcou apenas dois gols em 55 jogos. Pela Ponte, já soma três gols em 13 partidas.
Formado pelo São Paulo, Toró foi artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018 e, no profissional, atuou em 48 jogos pelo tricolor paulista, com cinco gols marcados. Sem espaço, foi emprestado ao Sport e ao Atlético-GO antes de deixar o país em 2022, rumo à Grécia, onde passou por Panathinaikos e Levadiakos. Ele retornou ao Brasil em 2023, para defender o Botafogo-SP, após deixar a Europa sem marcar gols.
Com a saída de Jean Dias, que acionou a Ponte judicialmente por atraso salarial, e a lesão de Everton Brito, um dos principais pontas do elenco, Toró deve ganhar mais espaço.
Esta já é sua temporada mais artilheira desde 2019, ano de estreia como profissional pelo São Paulo, quando também marcou três vezes. Na Série C, Toró é o vice-artilheiro da Ponte, atrás apenas de Elvis, autor de cinco gols.
Próximos desafios
Classificada, a Macaca enfrenta o CSA na próxima segunda-feira (25), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O time alagoano ocupa a 11ª colocação, mas ainda tem chances de entrar no G-8. Toró destacou a importância de manter o foco, apesar da Ponte já estar garantida na próxima fase:
“A gente sabe que vai ser um jogo difícil. Eles precisam da vitória para entrar no G-8, mas estamos tranquilos, trabalhando forte na semana porque queremos buscar os três pontos lá em Maceió.”
Apesar da classificação, a Ponte segue pressionada nos bastidores pelos atrasos salariais. Os vencimentos de junho ainda não foram quitados e o prazo final dado pela diretoria ao elenco é nesta quinta-feira (21). A expectativa é que o pagamento seja realizado para evitar novos conflitos extracampo.







