Um incêndio de grandes proporções atinge área rural de Jaguariúna desde o início da tarde deste sábado (23). Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se propagam em uma área de 280 mil metros quadrados — o correspondente a aproximadamente 40 estádios de futebol. O fogo, que ainda busca ser contido na manhã deste domingo (24), avançou até o bairro Colina do Castelo, invadiu propriedades e assustou moradores. O principal objetivo dos agentes é evitar que residências sejam atingidas. Não foram registradas vítimas até essa publicação.
Uma força-tarefa das equipes do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além da Defesa Civil, helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) e voluntários tentam conter as chamas. A mobilização conta com o apoio de agentes de pelo menos nove cidades: Campinas, Holambra, Santo Antônio de Posse, Paulínia, Artur Nogueira, Cosmópolis, Mogi Guaçu e Amparo, além de Jaguariúna.
O prefeito de Jaguariúna, Davi Neto (PP), acompanha de perto o trabalho dos bombeiros. “É um incêndio nunca antes visto em nossa cidade”, comentou em vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo o tenente Belinário, por volta das 14h deste sábado um helicóptero sobrevoou a área rural da cidade e identificou vários focos de incêndio. “Estamos atuando em várias frentes”, afirmou na noite deste sábado.
“Durante o dia, fizemos o combate aéreo e também contamos com o apoio de caminhonetes equipadas em áreas nas quais os caminhões não têm acesso. Nesta noite, continuamos o monitoramento para evitar que o fogo se propague até as residências. E amanhã (domingo) o objetivo é fazer o combate direto e também contar com o apoio da aeronave.”



Mais incêndios
A Defesa Civil do estado de São Paulo informou no final da tarde deste sábado que acompanha seis ocorrências de incêndio em andamento, com apoio de aeronaves e equipes em solo atuando no combate às chamas.
As situações registradas são:
Piracicaba – incêndio em vegetação, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Usinas
Tatuí – incêndio em empresa, à margem da SP-127, km 122, sob combate da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Usinas.
Igarapava – incêndio em vegetação em área rural, com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Usinas.
Macedônia – incêndio em Área de Preservação Permanente (APP), com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Usinas.
Jaguariúna – incêndio em vegetação, com atuação conjunta da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Águia.
Ibaté – incêndio em canavial e vegetação, com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Usinas.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para este domingo indica que os índices de umidade do ar fiquem baixos, com valores em torno dos 20%, principalmente no setor Norte e Oeste paulista. A recomendação da Defesa Civil do estado é de atenção para hidratação e para evitar medidas que possam elevar os números de focos de queimadas.







