A conscientização sobre o câncer de bexiga ganha um espaço importante no Legislativo municipal. Nesta terça-feira (26), das 17h às 18h30, a Câmara dos Vereadores de Campinas será palco da plenária “Vermelho é um Alerta! Conscientização sobre câncer de bexiga”, promovida pelo Grupo SOnHe em parceria com o legislativo e a Prefeitura de Campinas.
O encontro contará com a participação do oncologista Rafael Luís do Carmo, do Grupo SOnHe, e do urologista Ivan Selegatto, que esclarecerão dúvidas sobre os principais sinais e sintomas da doença, fatores de risco e avanços recentes no tratamento.
O câncer de bexiga, apesar de menos incidente que outros tipos de tumor, é grave e tem maior prevalência em homens acima de 60 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) indicam que o tabagismo responde por mais de 50% dos diagnósticos. Entre os sintomas de alerta estão sangue na urina e alterações no hábito urinário.
“Esse é um câncer silencioso no início, mas com sinais claros. Reconhecer precocemente esses sintomas pode salvar vidas”, explica o médico Rafael Luís do Carmo, que também destacará na plenária os avanços da imunoterapia e da terapia-alvo no tratamento da doença. Segundo o vereador Paulo Haddad, a iniciativa reforça o papel do Legislativo na promoção da saúde pública: “Trazer esse debate para a Câmara é fundamental para aproximar informação e cidadania. Nosso papel é abrir espaço para que especialistas possam orientar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce, que são determinantes no combate ao câncer de bexiga”, destacou o vereador.
O encontro integra a campanha “Vermelho é um Alerta”, que desde julho espalha cartazes educativos nos banheiros das praças esportivas e da própria Câmara Municipal, reforçando os sinais de alerta para a população.
Serviço:
Tema: Vermelho é um alerta! Conscientização sobre câncer de bexiga
Plenária da Câmara de Vereadores
Data: 26 de Agosto – Terça-feira
Horário: das 17h às 18h30
Local: Câmara Municipal de Campinas – Av. da Saudade, 1004 – Ponte Preta – Campinas
Participação: Rafael Luís do Carmo – oncologista clínico do Grupo SOnHe e Ivan Selegatto – urologista











