Um homem de 44 anos, apontado como integrante de uma facção criminosa, morreu na noite desta quarta-feira (27) após uma intervenção da Polícia Militar na região do Satélite Íris, em Campinas. De acordo com o boletim de ocorrência, equipes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) receberam informações da inteligência da PM de que o suspeito estaria planejando ataques contra policiais do BAEP e da ROTA.
Ao localizar o veículo em que ele estava, os policiais deram ordem de parada, mas o motorista não obedeceu. Durante a aproximação da viatura, segundo a corporação, o homem sacou uma arma e a apontou contra a equipe.
Os agentes reagiram com disparos, e o óbito foi confirmado no local pelo SAMU.
Todos os policiais envolvidos estavam com câmeras corporais ligadas no momento da ação. As armas apreendidas, tanto da equipe quanto do suspeito, além de cápsulas de munição, foram encaminhadas para perícia.
A Polícia Civil informou que o homem tinha extensa ficha criminal, incluindo registros por homicídio, roubo, furto, porte ilegal de arma, associação criminosa, associação para o tráfico e motim de presos. A conduta foi enquadrada como homicídio qualificado tentado contra agentes de segurança.
Segundo despacho da autoridade policial, os agentes agiram em legítima defesa, prevista no artigo 23, inciso II, do Código Penal, “com o único objetivo de protegerem as próprias integridades físicas diante da ameaça iminente”.
A Polícia Científica realizou perícia no local, incluindo exames residuográficos na vítima e nos quatro policiais envolvidos. O veículo utilizado pelo suspeito foi apreendido e levado ao pátio de Cosmópolis. O caso foi registrado na 2ª Delegacia Seccional de Campinas e segue em investigação.











