A Secretaria de Saúde de Campinas publicou nesta quinta-feira (28) a 34ª edição do Alerta Arboviroses em 2025.
O informe indica 23 bairros com reforço nas atividades de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika vírus e chikungunya.
Lista de bairros:
Leste: Centro, Parque São Quirino, Jardim Nilópolis, Jardim Santana e Vila Costa e Silva
Noroeste: Cidade Satélite Íris 4, Jardim Rossin e Núcleo Residencial Princesa d’Oeste
Norte: Jardim Aurélia, Vila Proost de Souza e Jardim do Vovô
Sudoeste: Parque Residencial Vila União, Jardim Capivari e Jardim Alvorada
Sul: Parque Oziel, Jardim do Lago Continuação, Jardim Monte Cristo, Jardim Campo Belo 1 e Jardim Campo Belo 2
Suleste: Jardim São Fernando, Jardim Proença, Jardim das Oliveiras e Vila Ipê
“A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados”, destaca a Pasta.
A definição dos bairros que receberão a intensificação de ações é realizada pela equipe técnica da saúde, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco. A análise considera a incidência de casos, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.
“É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros que estão no entorno das regiões indicadas. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e eliminar criadouros do mosquito. As orientações valem também para toda cidade”, alerta ainda a secretaria.











