Começa nesta sexta-feira (29) uma campanha de combate ao tabagismo que terá duração de 15 dias. A ação marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo e busca conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre os perigos do cigarro tradicional e dos dispositivos eletrônicos.
A mobilização será realizada por meio de painéis digitais em pontos de ônibus, redes sociais e ações presenciais nas ruas. Intitulada “Quanto mais cedo parar de fumar, menor o risco de adoecer”, a ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas.
“A prevenção é o melhor caminho”, afirma Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. Segundo a responsável pela Coordenadoria Setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas da Prefeitura, Marilda das Graças Martins, “as estratégias de marketing da indústria do tabaco são direcionadas aos jovens, e por isso é essencial oferecer informação baseada em evidências científicas, principalmente para essa faixa etária”.
O objetivo é alertar sobre as mais de 4.700 substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro, das quais 43 são comprovadamente cancerígenas. A nicotina, substância que causa dependência química, atinge o cérebro em apenas sete segundos, com efeito semelhante ao de drogas como a cocaína e a heroína.
Os dispositivos eletrônicos, conhecidos como vapes, também são foco da campanha. Apesar da proibição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esse uso vem crescendo entre os jovens.
Estudos realizados pelo InCor, em parceria com a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, revelam que os níveis de nicotina nos usuários de cigarros eletrônicos podem ser até seis vezes maiores do que nos fumantes de cigarros convencionais.











