Uma série de eventos musicais e culturais gratuitos celebra neste sábado (30), a partir das 15h, na Praça Bento Quirino, em Campinas, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado nesta sexta-feira (29). A ‘Manifestação Sáfica’ ocorre há mais de 20 anos na cidade para combater a invisibilidade e a discriminação enfrentadas por mulheres lésbicas no país.
O termo sáfico se inspira na poetisa grega Safo, que escreveu diversos poemas sobre o amor entre mulheres na Grécia antiga e viveu na ilha de Lesbos – inspiração para a origem da palavra Lésbica, que destaca o relacionamento entre duas mulheres.
A programação começa às 15h e deve se estender até por volta das 21h30 na praça localizada em frente o monumento-túmulo de Carlos Gomes, no Centro. Haverá um ensaio aberto Bloco Vai pra Cuba e também a apresentação das cantoras Elan e Vivi, que apresentarão o mulher da música brasileira.
Também estão previstas apresentações de maracatu do Baque Mulher e de música e arte com Griota Nil Sena, assim como a declamações do coletivo clube do livro Mulheres que leem mulheres. O Revival Samba das Minas fará uma roda de samba aberta.
Serviço
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Local: Praça Bento Quirino – Sucão (em frente ao monumento do Carlos Gomes)
Data e hora: 30 de agosto, sábado, a partir das 15h











