O ex-presidente da Associação Campinas Parkinson (ACP), Omar Abel Rodrigues, que esteve à frente da entidade no período de 2011 a 2022, faleceu nesta segunda-feira (1º), em Campinas, aos 86 anos. Portador de Parkinson há mais de 20 anos, Omar nas últimas duas décadas atuou para a inclusão social dos parkinsonianos, seja defendendo seus direitos constitucionais em audiências públicas em Brasília, seja na ACP, promovendo campanhas de esclarecimento à população sobre essa doença, que ainda carrega muitos estigmas.
A presidente atual da ACP, Rita Queiroz, afirmou que Omar deixa um legado de grandes realizações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos parkinsonianos, como o Congresso das Associações de Parkinson de todo o Brasil, em outubro de 2017, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas.
Graduado em 1967 em Engenharia Mecânica pela USP-São Carlos, Omar possuía vasta experiência como diretor nas áreas administrativas e industriais. Atuou ainda como consultor de empresas. Omar deixa a esposa Ana Maria, os filhos Luciana, Fabiano e Gustavo e cinco netos. O local e horário do velório ainda serão confirmados pela família.
O velório acontece nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, no Cemitério das Aleias (Alameda dos Flamboyants, s/n, Campinas), das 8 às 12 horas.







