A Ponte Preta se prepara para o início da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, estreando contra o Guarani no Dérbi 211 — o terceiro confronto entre as equipes em 2025. A CBF confirmou o duelo para sábado (6), às 17h, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa.
Além do clássico, a CBF definiu datas e horários dos jogos contra os outros adversários do grupo, Náutico e Brusque, com dois confrontos contra cada equipe. Enquanto o primeiro dérbi será fora de casa, o segundo, na sexta e última rodada, será disputado no Moisés Lucarelli e pode decidir o acesso da Ponte à Série B. O clima é de concentração para todas as seis partidas decisivas, sem subestimar a importância do clássico.
Clima de decisão
Em coletiva após a vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, no último sábado (30), o técnico Marcelo Fernandes, que comandou o Guarani até o fim de julho, destacou que todos os adversários do quadrangular receberão a mesma atenção: “O primeiro jogo é contra o Guarani e a gente vai se preparar muito bem para fazer um grande Dérbi. Mas nada se resolve nesse jogo, muito pelo contrário, são seis partidas, seis decisões, e a Ponte Preta vai estar muito preparada para tudo isso”.
O camisa 10 da Ponte, Elvis também comentou sobre o Dérbi após a última vitória, rebatendo Diego Torres, meio campo do Guarani, que havia dito ter preferência em cair no mesmo grupo da Ponte: “O clássico não muda nada para a gente. Eu ouvi do outro lado que eles queriam pegar a Ponte, né? Então é um bom sinal. Vamos pegar eles e ver quem é quem”.
O duelo marcará o primeiro Dérbi da carreira de Marcelo Fernandes. Desde que assumiu a Ponte, o treinador soma três vitórias em três partidas, mesmo diante de salários atrasados e saída de jogadores importantes. Nesse contexto, Marcelo tem encontrado soluções tanto em atletas que tinham menor destaque sob Alberto Valentim — como Rodrigo Souza, Luiz Felipe e Toró — quanto em jovens da base, como Gustavo Telles e Matheus Henrique.
O técnico elogiou a dedicação do elenco frente aos desafios extracampo e destacou que a diretoria trabalha para regularizar os salários: “Todos sabem dos problemas que temos aqui, mas quero deixar claro que a diretoria está fazendo muito para tentar resolver isso. Os atletas também estão conscientes disso. A nossa confiança está muito grande. Estou muito feliz pelo jogo que eles fizeram (contra o Londrina). Eles estão de parabéns, são profissionais ao extremo e estão fazendo de tudo para honrar essa camisa da Ponte Preta”.
O primeiro Dérbi do ano no Brinco de Ouro
O Dérbi será o terceiro confronto do ano entre Ponte e Guarani. No histórico recente, a Ponte venceu por 2 a 0 no Paulistão, em fevereiro, e empatou por 1 a 1 em agosto, com gols de Elvis e Mirandinha. Contudo, será a primeira vez que as equipes se enfrentam no Brinco de Ouro em 2025. No estádio, a Ponte não vence o rival desde 2018: foram oito partidas desde então, com quatro vitórias do Guarani e quatro empates.
Marcelo Fernandes reforçou que a equipe tratará o clássico como uma final: “Vamos estudar o adversário, ver o que eles têm de bom, o que pode nos incomodar e o que podemos usar para conseguir êxito nessa primeira partida. Volto a dizer, são seis jogos, esta é a primeira decisão para nós. Todos ali dentro estão cientes disso, e vamos jogar como se fosse uma final. A Ponte Preta estará muito bem preparada, não só para este jogo, mas para os outros cinco que virão”.
Como funciona a segunda fase
O regulamento da Série C prevê dois grupos de quatro equipes cada. Dentro de cada grupo, todos jogam entre si, em turno e returno. Os dois melhores garantem o acesso à Série B, principal objetivo da Ponte na temporada.
Próximos compromissos da Ponte Preta nos quadrangulares:
1ª rodada (06/09): Guarani x Ponte Preta
2ª rodada (14/09): Ponte Preta x Brusque
3ª rodada (20/09): Náutico x Ponte Preta
4ª rodada (27/09): Ponte Preta x Náutico
5ª rodada (04/10): Brusque x Ponte Preta
6ª rodada (11/10): Ponte Preta x Guarani











