A Prefeitura de Campinas dará início às assembleias regionais e temáticas do Orçamento Cidadão no próximo dia 23 de setembro (terça-feira). A ação permitirá à população definir prioridades para o orçamento municipal e eleger representantes para o Conselho do Orçamento Cidadão (biênio 2026-2027).
A primeira reunião acontece no Salão Vermelho da Prefeitura, no Centro, das 19h às 21h. Algumas datas para as próximas assembleias já foram definidas e publicadas no Diário Oficial da última quarta-feira (Confira abaixo a relação das datas e locais já definidos).
Conforme a administração municipal, as assembleias são abertas a todos os moradores e têm dois objetivos centrais: indicar demandas para o orçamento público de Campinas e eleger conselheiros que acompanharão a execução dos serviços.
As reuniões podem ser regionais, voltadas às necessidades de bairros específicos, ou temáticas, tratando de assuntos como habitação, microempreendedorismo, educação, saúde e meio ambiente.
“Vale destacar que o Orçamento Cidadão trata de demandas estruturais, ou seja, a implantação de equipamentos públicos como pontes, centros de saúde, escolas, entre outros. Não se refere a solicitações de manutenção, como poda de árvores ou tapa-buracos. É importante que a população compreenda essa diferença”, explica Arlindo Dutra, diretor do Departamento do Orçamento Cidadão.
Segundo o diretor, o processo garante transparência e participação direta dos cidadãos na gestão pública. “É uma oportunidade para que a comunidade decida onde os recursos da Prefeitura devem ser aplicados e também acompanhe o andamento dos projetos”, explicou Dutra.
Calendário das assembleias
As reuniões seguem até dezembro em diferentes regiões da cidade e também com temas específicos, sempre abertas à participação da população.
23/09 – AR 1 (Centro) às 19h: Salão Vermelho da Prefeitura.
25/09 – AR 3 às 19h (Vila Costa e Silva e entorno): Cei Arthur Bernardes.
27/09 – AR 4 (San Martin e bairros da região) às 15h: Sede da Associação de Moradores.
2/10 – AR 8 (Jardim Nova Europa) às 19h: Associação de Moradores.
4/10 – Distrito de Nova Aparecida às 15h: Espaço Cultural Maria Monteiro.
7/10 – AR 5 (Vila Castelo Branco e região) às 19h – Emefei Padre Francisco da Silva.
9/10 – AR 6 (Jardim das Bandeiras II) às 19h – EMEF Profª Maria de Fátima Faria Área
14/10 – AR 9 (Jd. das Oliveiras) Jd. das Oliveiras às 19h – Comunidade Nossa Senhora de Fátima
16/10 – AR 7 (Vila União) às 15h – Parque Municipal Luciano do Vall
21/10 – AR 14 (Parque Pomares) às 19h – Cei Luciana Morgado Cerri Teixeira
As assembleias avançarão em todas as regiões da cidade, contemplando distritos como Sousas, Joaquim Egídio, Barão Geraldo e Campo Grande, além das plenárias temáticas no Salão Vermelho da Prefeitura, entre 13 e 25 de novembro, quando serão discutidas áreas como assistência social, cultura, esportes, educação, saúde e empreendedorismo.
A grande plenária final está marcada para o dia 6 de dezembro, também no Salão Vermelho, onde será consolidado o trabalho realizado nas assembleias regionais e temáticas. A posse dos conselheiros eleitos acontece em 9 de dezembro.
Para participar, os moradores devem acompanhar o calendário oficial das reuniões no site da Prefeitura de Campinas, na página do Orçamento Cidadão. A presença é aberta a todos os munícipes, que poderão sugerir demandas, votar e eleger seus representantes.
O Orçamento Cidadão de Campinas é regulamentado pela Lei nº 15.238, de 15 de junho de 2016, e tem como objetivo garantir que as decisões orçamentárias contemplem as reais necessidades da população.







