O Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) deflagrou, nesta sexta-feira (5), a operação Autenticidade, para combater o mercado ilegal e a comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A ação teve como foco a fiscalização de adegas e estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. Em toda RMC, 130 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando na detenção de 13 pessoas e 48 tipos de produtos apreendidos, tendo ainda 13 estabelecimentos lacrados.
Em Campinas, oito pessoas foram conduzidas ao Distrito Policial por venda de bebida falsificada, alimentos vencidos, furto de energia e contravenções penais (máquinas de caça-níquel). Dois detidos foram conduzidos para o 6º DP, sendo que um deles era responsável por três estabelecimentos no Jardim Itatinga. Dois detidos foram encaminhados para o 9º DP e quatro para a DIG.
Três estabelecimentos foram lacrados pela Secretaria de Urbanismo. As equipes fiscalizaram 33 adegas em Campinas.
A operação mobilizou agentes das Guardas Municipais das 20 cidades que compõem a RMC, além de contar com a participação de equipes da Polícia Civil, Polícia Federal, da Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
A operação visa proteger a saúde pública. “Ė uma ação grande que protege a população uma vez que os órgãos fiscalizadores retiram de circulação produtos indevidos para o consumo, produtos falsificados, bebidas alcoólicas fora da data de validade e outras irregularidades, atuando no crime contra a saúde pública. Além disso, a atuação conjunta dos órgãos de segurança e fiscalização reforça a importância da integração regional no combate a crimes”, destacou o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi.
Sobre o CIM
Esta foi a segunda grande operação coordenada pelo Centro de Inteligência Metropolitano. A primeira, realizada em 21 de maio, teve como foco o combate à receptação de fiação de cobre e telefonia de origem ilícita.
O CIM foi inaugurado em 12 de maio pelo prefeito de Campinas e atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Dário Saadi, com a missão de articular os núcleos de inteligência das Guardas Municipais das 20 cidades da RMC. O objetivo é fortalecer a cooperação regional, viabilizar o compartilhamento de dados estratégicos, definir ações integradas e promover operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.
A coordenação do CIM está sob responsabilidade da cidade de Vinhedo, com Paulínia na vice-coordenação. A direção conta ainda com Campinas na 1ª secretaria, Santo Antônio de Posse na 2ª e Itatiba na 3ª.







