A Sociedade Hípica de Campinas realiza, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, o terceiro ciclo de palestras do “Insight Hípica – Saberes do Nosso Tempo”, projeto que busca integrar diferentes áreas do conhecimento em palestras temáticas exclusivas para os associados do clube.
Depois de encontros promovidos entre maio e julho, voltados à educação, saúde e espiritualidade, o foco agora será meio ambiente e sustentabilidade, com quatro dias de debates presenciais na Boate da Hípica, sempre das 19h às 20h30. O Hora Campinas é apoiador do evento.
Organizado pelos Departamentos de Educação, Cultura, Saúde e Sustentabilidade e Meio Ambiente, os ciclos nasceram de uma pesquisa realizada em fevereiro junto aos associados, que revelou grande interesse por temas contemporâneos como inovação, saúde, espiritualidade e preservação ambiental. Para o professor Ezequiel Theodoro da Silva, diretor de Educação da Hípica, o objetivo é unir conhecimento atualizado e impacto prático no dia a dia.
“Fundamentalmente, nosso objetivo é transmitir conhecimentos atualizados a respeito da preservação dos ecossistemas e do meio ambiente, de modo a qualificar o conhecimento e a conscientização dos associados. Queremos que o associado olhe também para o espaço do clube com mais carinho, preservando aquilo que pertence a ele”, destacou.

Programação
A programação reúne especialistas de referência em suas áreas, com abordagens que conectam reflexões globais e práticas cotidianas.
29/09 – “Sustentabilidade e Agenda 2030: nosso papel individual e coletivo para um futuro melhor”
A advogada Andréa Struchel, mestre em Urbanismo pela PUC-Campinas, diretora jurídica da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) Nacional e assessora técnica da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas, ao lado de Mario Mantovani, geógrafo e fundador e atual Diretor de Relações Institucionais Voluntário da ANAMMA destaca o papel de práticas como reciclagem, mobilidade sustentável e combate ao desperdício diante das metas da ONU e dos desafios ambientais de Campinas.
30/09 – “Saneamento, Educação Ambiental e suas conexões”
Com Deborah Camargo de Angelo, educadora ambiental da Sanasa e especialista em saneamento e mudanças climáticas. Com mais de 13 anos de experiência na área, ela abordará a relação entre saneamento, saúde pública e mudanças climáticas, reforçando como pequenas ações coletivas podem impactar o futuro das cidades.
01/10 – “O lado invisível do plástico: impactos e soluções para um futuro sustentável”
Com Jodir Pereira da Silva, biólogo e professor da Unicamp e doutor em Ciências pelo Instituto Oceanográfico da USP, a palestra vai tratar das consequências do consumo excessivo e da má destinação dos plásticos, destacando a necessidade de reduzir ou mitigar o impacto ambiental da produção e uso desse material, além de abordar alternativas biodegradáveis e impactos diretos na saúde humana.
02/10 – “Água em risco: caminhos para evitar a escassez hídrica”
Com Nelson Luiz Neves Barbosa, engenheiro agrônomo pela ESALQ com décadas de experiência em reflorestamento e gestão hídrica. Ele fará um diagnóstico da atual situação da água no Brasil e mostrará soluções sustentáveis aplicadas em regiões de nascentes e cabeceiras de bacias.

Expectativas
De acordo com Ezequiel, os dois primeiros ciclos reuniram em média de 80 a 100 participantes e já mostraram o potencial da iniciativa. “É um projeto novo no clube, que está se consolidando. O primeiro, sobre educação e saúde, ainda foi tímido, mas o segundo, sobre espiritualidade, já cresceu bastante. Esperamos que esta edição, sobre meio ambiente, continue nesse caminho de fortalecimento e engajamento”, avaliou.
O evento é gratuito e exclusivo para associados e as inscrições podem ser feitas presencialmente na área de Serviço de Atendimento ao Associado (SAA), na Hípica.
Para mais informações, também é possível entrar em contato com o SAA pelo e-mail saa@hipica.com.br ou pelo telefone (19) 3794-6020.











