Nesta sexta-feira, 12 de setembro, às 20h, no auditório Eng. Marino Ziggiatti, do Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas), a ABAL (Associação Brasileira de Artistas Líricos) Campinas fará a segunda das várias homenagens que presta ao patrono da entidade, o Maestro Antônio Carlos Gomes, em seu mês comemorativo.
O repertório escolhido são as canções gomesianas que serão interpretadas por Joyce Martins, soprano; Rafaela Duria, mezzosoprano e Nunno Dellalio, tenor, acompanhados pelo pianista José Francisco da Costa. Os comentários sobre as peças serão feitos por Raíssa Schons. A entrada é gratuita.
Antônio Carlos Gomes (1836-1896) compôs mais de 40 canções, as quais figuram no recital.
São elas: “Ave Maria”, com Nunno Dellalio; “Civettuola” interpretada por Joyce Martins; “Sempre teco” por Rafaela Duria; “Anália ingrata” com Nunno; “Noces d’argent”, Joyce; “Conselhos”, Rafaela; “Bella ninfa de minh’alma”, Nunno; “Mon bonheur”, Joyce; “Bella tosa”, Rafaela; “Suspiro d’alma”, Nunno; “Mamma dice”, Joyce; “Addio”, Nunno, “La piccola mendicante”, Rafaela; “Realtà”, Nunno; “Povera bambola”, Rafaela e, encerrando, a modinha “Quem sabe?” com Joyce.
Soprano Joyce Lima Martins interpretou Carlotta Giudicelli na montagem brasileira do musical O Fantasma da Ópera nas temporadas de 2018 e 2019 em São Paulo, além de ter em seu currículo óperas e concertos nos principais palcos do Brasil, como o Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro, entre outros. Vencedora do Concurso Estímulo para Cantores Líricos, do CCLA, tem se apresentado em recitais e espetáculos em inúmeras salas de concerto e no Teatro Municipal José de Castro Mendes, de Campinas. Interpretou em 2022, no concerto Viva Mozart, o Moteto Exultate Jubilate, de Wolfgang Amadeus Mozart, acompanhada por quinteto de cordas e piano.
Rafaela Duria, mezzosoprano natural de Americana, é bacharel em Música com habilitação em Canto Lírico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e cursa o Mestrado na mesma instituição. Em 2024, foi premiada na 22ª edição do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas com o prêmio Toriba Musical. Recentemente, em apresentação da ópera “Carmen”, de Bizet, o maestro Álvaro Peterlevitz expressa assim sua empolgação com os artistas, entre os quais figurou no papel principal Rafaela Duria. Disse: “Queremos abrir essa temporada, com uma grande gala lírica e apresentar para nossa cidade os grandes talentos que temos aqui. Como é o caso de Rafaela, mezzo-soprano com um timbre e uma potência sonora digna das principais solistas mundo afora”.
Nunno Dellalio, tenor, teve seu primeiro contato com a música através do Maestro Otávio Busca e da Banda Santa Cecília. Iniciou seus estudos de violino com Antonio Carlos Lacerda. Cantou no Coral Quatro Cantos de Itatiba e fez curso livre de Regência Coral pelo CCA da PUC-Campinas com Ana Yara Campos. Participou do coro da ópera Lo Schiavo em setembro de 2004, junto da OSMC, e como tenor solista (no papel de Americo) em récitas da mesma ópera apresentadas na PUC-Campinas, na Casa do Lago (UNICAMP) e na igreja Santa Margarida Maria Alacoque, acompanhado pela pianista Eloísa Lopes. É membro da ABAL Campinas e professor de italiano, e trabalhou como tradutor durante a montagem da Lo Schiavo. Em setembro de 2005, cantou como convidado no coro da ópera Don Giovanni, junto da OSMC e do coro da UNICAMP. Em 2006 participou de masterclass com o tenor Kohdo Tanaka (Japão). De 2008 a 2010 foi tenor solista no espetáculo piromusical Gênesis, com a OSMC (Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas) e, em São José dos Campos, cantou peças de Zequinha de Abreu acompanhado pelo pianista Fausto Gentile. Recentemente, se apresentou na Missa di Gloria, de G. Puccini, com o Coral Collegium Vocale, dirigido pelo maestro Akira Kawamoto e em recitais da ABAL-C na Casa d’ Itália, CCLA e Escola de Cadetes (EsPCEx) com grande êxito.
José Francisco Costa é Bacharel em Música, Mestre em Artes e Doutor em Música, todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como pianista colaborador, especializado no repertório vocal. Foi pianista do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP, entre 2003 e 2007, e do Festival de Música de Londrina-PR de 2005 a 2013, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto da atualidade. Auxiliou, como pianista ensaiador, na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.É pianista oficial do Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos, criado pelo CCLA, que tem como objetivo divulgar a obra de Carlos Gomes. É Diretor da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos) desde 2018 e pianista dos Corais “Tênis Clube de Campinas” e “CPQD”.











