PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Mais letramento digital e menos desinformação no câncer: um convite à colaboração da sociedade – por Carmino de Souza e Romulo Santana Osthues

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
15 de setembro de 2025
em Colunistas
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Mais letramento digital e menos desinformação no câncer: um convite à colaboração da sociedade – por Carmino de Souza e Romulo Santana Osthues

Foto: Reprodução

Oferecer informações confiáveis, verdadeiras e baseadas em evidências científicas é um ato ético valioso, especialmente quando o assunto é câncer. Esse grave problema de saúde pública, com estimativa de 704 mil casos por ano no País para este ano de 2025, é a força motriz do trabalho de inúmeros profissionais e pesquisadores pertencentes a diversas áreas do conhecimento, da Medicina à Comunicação, crescentemente acontecendo de maneira colaborativa – como é o nosso caso. Aqui, quem escreve são um médico onco-hematologista e um jornalista que vêm se empenhando, recentemente, a avaliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e, tão importante quanto, como a desinformação na internet – esse fenômeno desafiador que engloba a produção e a circulação de informações falsas, imprecisas e equivocadas – pode ser enfrentada com estratégias bem fundamentadas de educação e divulgação científica para aumentar o letramento digital em saúde em nosso país.

O letramento digital em saúde (e-health literacy) – também conhecido como “literacia” ou “alfabetização” digital em saúde – se refere à capacidade das pessoas de obterem, processarem e compreenderem informações disponíveis online, incluindo a forma como elas as buscam em fontes confiáveis na internet, compreendem e avaliam criticamente essas informações. O baixo letramento em saúde está associado à maior suscetibilidade de elas serem afetadas por informações falsas ou equivocadas, e até mesmo disseminá-las.

A desinformação é danosa para vários setores da sociedade, mas é particularmente perigosa para a área da saúde, pois conteúdos falsos (por exemplo, sobre curas milagrosas, como o uso de substâncias encontradas em casa para produzir “remédios” ou “sucos preventivos”) podem ter consequências graves, como atrasos no diagnóstico e no tratamento, impedindo a busca por orientação e acompanhamento especializados.

Em um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá, foram analisados, entre 2018 e 2019, 200 materiais de comunicação em redes sociais com alto engajamento que apresentavam conteúdos sobre quatro tipos de tumores. Mais de 30% deles continham informações incorretas, sendo que acima de 70% dessas informações tinham potencial de causar prejuízos à saúde. O manejo ético da informação por meio da divulgação científica é crucial para diminuir esses e outros efeitos prejudiciais da desinformação, sobretudo em nossos dias, em que a circulação do conhecimento ocorre, principalmente, por plataformas digitais na internet.

Fazemos parte do CEPID (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) CancerThera, um projeto que agrega mais de 70 profissionais e pesquisadores dedicados, entre outros esforços, a enfrentar o dilema da desinformação, que se mostra cada vez mais urgente. Assim como nós, nossos colegas estão mobilizados a melhor entender o mecanismo de produção e circulação da desinformação sobre o câncer, seus possíveis motivadores e como o baixo letramento digital em saúde está implicado nessa equação.

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o CancerThera abriga estudos com o objetivo de testar e desenvolver radiofármacos (medicamentos radioativos) para uso no “Teranóstico” (neologismo pela junção de duas palavras: terapia + diagnóstico), um modelo aplicado em Medicina Nuclear que reúne, em uma mesma abordagem, procedimentos para mapear a distribuição de tumores pelo corpo do paciente e tratá-los em seguida.

No Teranóstico, ajusta-se o tratamento com base na distribuição detalhada do tumor, utilizando-se diferentes níveis de radiação, em doses seguras para o paciente e os profissionais de saúde, não permanecendo no corpo por muito tempo. Um dos objetivos do CancerThera é desenvolver radiofármacos mais acessíveis e ativos, suprindo o mercado interno e tornando essa tecnologia disponível para a população do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, um dos obstáculos que temos é a percepção pública sobre a radiação, frequentemente associada, de forma negativa, ao uso da tecnologia nuclear para a produção de armas de guerra.

O medo infundado da radiação, impulsionado pela desinformação regularmente, pode levar pacientes oncológicos a se recusarem a passar por procedimentos diagnósticos ou terapêuticos personalizados e eficazes, prejudicando sua sobrevida e sua qualidade de vida. Ao lidar com esse problema, nosso centro de pesquisa busca educar sobre o uso benéfico e pacífico da tecnologia nuclear a partir de atividades presenciais de divulgação científica e de extensão junto à comunidade de Campinas e região, assim como mantém suas plataformas de comunicação institucionais, como site e redes sociais, atualizadas com informações confiáveis.

A equipe de Difusão do Conhecimento do CancerThera, responsável por essas ações, em mais uma de suas frentes de atuação, se debruça sobre o letramento digital em saúde e a desinformação da população no contexto do câncer.

Atualmente, está em andamento uma pesquisa que, por meio de um questionário online, investiga como os brasileiros buscam e disseminam informações sobre o câncer na internet e de que maneira são afetados por conteúdos desinformativos sobre formas de diagnosticar e tratar o câncer, especialmente tendo a tecnologia nuclear como fundamento. Esta é, então, uma oportunidade de lhe fazer um convite a contribuir com nosso estudo, respondendo ao questionário disponível em: cancerthera.org.br/participar. Juntos, podemos fortalecer o acesso à informação confiável e construir uma sociedade mais bem preparada para lidar com os desafios que o câncer impõe.

 

Referências:

1- Bin Naeem, S., & Kamel Boulos, M. N. (2021). COVID-19 Misinformation Online and Health Literacy: A Brief Overview. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), 8091.

2- Brasil. (2023). Inca estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Instituto Nacional de Câncer (Inca), Ministério da Saúde.

3- Johnson, S., Parsons, M., Dorff, T., Moran, M. S., Ward, J. H., Cohen, S. A., Akerley, W., Bauman, J., Hubbard, J., Spratt, D. E., Bylund, C. L., Swire-Thompson, B., Onega, T., Scherer, L. D., Tward, J., & Fagerlin, A. (2022). Cancer misinformation and harmful information on Facebook and other social media: a brief report. Journal of the National Cancer Institute, 114(7), 1036–1039.

4- Levy, D. S., Ramos, F. C., & Sordi, G. M. A. A. (2020, abril). The impact of wrong mass media communication on citizens’ perception of radiation risks. In XI Congreso Regional de Seguridad Radiológica y Nuclear, Congreso Regional IRPA (Vol. 16).

5- Mialhe, F. L., Moraes, K. L., Sampaio, H. A. de C., Brasil, V. V., Vila, V. da S. C., Soares, G. H., & Rebustini, F. (2021). Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento eHealth Literacy Scale em adultos brasileiros. Revista Brasileira de Enfermagem, 75(1), e20201320.

 

Carmino Antônio De Souza é professor titular de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular do DCM da FCM Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994), da cidade de Campinas entre 2013 e 2020 e Secretário-executivo da secretaria extraordinária de ciência, pesquisa e desenvolvimento em saúde do governo do estado de São Paulo em 2022. Atual presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan, membro do Conselho Superior e Vice-Presidente da FAPESP. Pesquisador Responsável pelo CEPID – CancerThera desde 2023.

 

Romulo Santana Osthues é jornalista científico atuando no CEPID CancerThera e pesquisador de pós-doutorado no programa de Gestão da Pesquisa – Educação e Difusão do Conhecimento da Unicamp. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Unesp, fez mestrado em Divulgação Científica e Cultural e doutorado em Linguística na Unicamp. Desenvolve pesquisas em letramento digital e desinformação em saúde, educação e comunicação científica, linguística, fotografia e análise de discurso.

Tags: câncerCancerTheraCarmino de SouzaciênciacolunistasHora CampinasInovaçãomedicinapacientespesquisasaúdetratamentos
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

Falar bem não foi sorte. Foi escolha, coragem e constância – por Cecília Lima
Colunistas

Falar bem não foi sorte. Foi escolha, coragem e constância – por Cecília Lima

Por Cecília Lima
6 de novembro de 2025

...

O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães
Colunistas

O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

Por Retrato das Juventudes
6 de novembro de 2025

...

Os dilemas do Brasil que chegam à COP30 – por José Pedro Martins

Os dilemas do Brasil que chegam à COP30 – por José Pedro Martins

5 de novembro de 2025
Obrigação do comprador do imóvel e as taxas condominiais: recebimento de chaves – por Renato Ferraz Sampaio Savy

Obrigação do comprador do imóvel e as taxas condominiais: recebimento de chaves – por Renato Ferraz Sampaio Savy

4 de novembro de 2025
Entre fones e suor: a solidão coletiva – por Thiago Pontes

Entre fones e suor: a solidão coletiva – por Thiago Pontes

4 de novembro de 2025
O acordo pandêmico da OMS: um catalisador essencial para a equidade e preparação global para a saúde (1) – por Carmino de Souza

O acordo pandêmico da OMS: um catalisador essencial para a equidade e preparação global para a saúde (1) – por Carmino de Souza

3 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.