Campinas será palco da 2ª Marcha Trans, no próximo domingo. Com o lema “Celebrar para não esquecer, o evento defenderá temas como saúde, emprego e moradia. A concentração terá início às 13h, no Largo do Pará, e promete reunir pessoas trans, travestis, não-binárias, entidades e aliados em um ato de celebração e reivindicação de direitos.
Além da caminhada, a programação contará com apresentações artísticas e culturais na Praça Bento Quirino, para fortalecer a visibilidade de artistas trans e aliados. O objetivo é transformar o ato em um grande espaço de convivência, cultura e celebração da diversidade.
A Coalisão Trans de Campinas surgiu da urgência em fortalecer a luta da população trans no território, por meio do diálogo com o poder público. Desde janeiro de 2024, o movimento apresentou à Prefeitura uma carta com diagnóstico das violações de direitos humanos sofridas por pessoas trans na cidade, acompanhada de propostas concretas de solução.
“Apesar desse esforço, a resposta governamental foi limitada. A criação da Coordenadoria LGBT, sem orçamento adequado e sem liderança alinhada às demandas, mostrou-se insuficiente”, informa a coalisão.
“Marchamos para exigir nossos direitos e para celebrar nossa história. Nossa luta é pela garantia de saúde, emprego, moradia e respeito”, afirma a organização do evento.
A população pode apoiar a iniciativa assinando o Manifesto da Marcha, disponível online, que já conta com adesão de entidades como Casa Sem Preconceitos, IBRAT Campinas, Mostra Trans Campinas, UNALGBT, Kuenda Multimídia, Núcleo de Consciência Trans da Unicamp, Ateliê TRANSmoras, Pogonas F.T.C, Ong Minha Criança Trans e Mães Pela Diversidade.
SERVIÇO:
2ª Marcha Trans Campinas
Data: 21 de setembro de 2025
Horário: 13h – Concentração
Local: Largo do Pará – Campinas/SP
Mais informações e manifesto: marcha-trans-campinas.vercel.app











