O ator e educador social Daniel de Almeida, que integra o elenco do premiado longa-metragem Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar, receberá o Título de Cidadão Campineiro concedido pela Câmara Municipal de Campinas.
A solenidade será realizada neste sábado (20), às 17h30, na Sala dos Toninhos – Estação Cultura, durante a programação da 15ª Mostra Curta, da qual Daniel está na equipe de produção. A iniciativa é da vereadora Paolla Miguel (PT).
Nascido em Alagoas, em 1979, Daniel construiu uma sólida trajetória artística e cultural na cidade. Atuou por mais de duas décadas no Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Campinas (1995–2018), integrou o grupo de danças folclóricas do Nordeste e fundou, em 2016, o Grupo Teatral CARCAÇA, onde atua como diretor, roteirista e pesquisador.
O artista também soma participações no cinema, no teatro e na televisão. Entre seus trabalhos estão os espetáculos CARCAÇA, Cidade Agrária e O Auto da Compadecida; as séries Pico da Neblina (HBO), Sintonia (Netflix) e Tarã (Disney+); além de filmes como Carga Máxima (Netflix) e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.
Daniel também dirigiu os documentários O Lugar de se Ver e Dois Mestres, além de curtas experimentais. Sua contribuição para a cena cultural campineira o tornou referência na formação de jovens artistas e na promoção das artes cênicas na região.
“Receber este título é mais do que um reconhecimento ao meu trabalho, é uma homenagem à história que venho construindo com Campinas”, afirma Daniel.
Serviço:
Entrega do Título de Cidadão Campineiro ao ator Daniel de Almeida
Sábado, dia 20, às 17h30
Sala dos Toninhos – Estação Cultura, Campinas
Durante a 15ª Mostra Curta (Daniel é um dos produtores)











