A Ponte Preta visita o Náutico neste sábado (20), às 17h, pela terceira rodada do quadrangular final da Série C, em busca da terceira vitória na segunda fase da competição. A Macaca chega com um retrospecto favorável como visitante no Estádio dos Aflitos, em Recife: já se passaram 13 anos desde a última derrota pontepretana no estádio. Desde então, foram quatro partidas disputadas, com três vitórias da Ponte e um empate.
A última vitória do Timbu nos Aflitos ocorreu em 2012, pela Série A do Campeonato Brasileiro, em um 3 a 0 que contou com dois gols de Kieza, ex-jogador da Ponte. Desde então, a Macaca se mantém dominante como visitante diante do Náutico: nos sete confrontos disputados entre os Aflitos e a Arena Pernambuco, a Ponte venceu quatro, empatou dois e perdeu apenas uma partida.
Além dos jogos nos Aflitos, houveram outros três confrontos disputados na Arena Pernambuco. Mesmo nesses casos, o Timbu venceu apenas uma vez, na volta da quarta rodada da Copa do Brasil, em 2018, por 1 a 0. Na ida, a Ponte havia vencido por 3 a 0 e, com isso, garantiu a classificação mesmo com a derrota. Nos demais jogos na Arena, a Ponte somou uma vitória e um empate.
No último duelo nos Aflitos, em maio, válido pela sétima rodada da Série C, a Ponte buscava se recuperar da goleada sofrida para o Brusque, por 4 a 1, no Majestoso. Apesar da expulsão de Léo Oliveira aos 32 minutos do segundo tempo, a Macaca não se intimidou e garantiu a vitória com gol de Everton Brito, ex-jogador do Náutico, mas que não atuará nesta rodada devido a lesão no joelho. O resultado negativo daquele jogo marcou o início de uma sequência de 13 partidas sem derrota do Timbu, encerrada apenas na última rodada contra o Guarani.
Além do bom retrospecto como visitante, a Ponte também apresenta números positivos como mandante contra o Náutico desde 2012: no Estádio Moisés Lucarelli, são cinco vitórias e duas derrotas. Retrospecto importante uma vez que, após o confronto deste sábado, os times se enfrentarão novamente na quarta rodada do quadrangular, desta vez com mando da Ponte.
O duelo também marca o reencontro da Ponte com o técnico Hélio dos Anjos, que comandou o clube de fevereiro de 2022 a abril de 2023. À frente da Macaca, Hélio conquistou o acesso à elite estadual com o título da Série A2, encerrando um jejum de 53 anos sem títulos de torneios principais para a torcida alvinegra. Após deixar o clube, Hélio chegou a acionar a Ponte Preta na justiça por pendências financeiras, incluindo atrasos em salários e premiações.
Desde então, ele e a Macaca se enfrentaram duas vezes: em julho de 2024, quando estava no Paysandu e venceu por 1 a 0 pela Série B, e neste ano, na vitória pontepretana nos Aflitos, na primeira fase da Série C.
Atualmente, a Ponte lidera o seu grupo com seis pontos, seguida por Guarani e Náutico, ambos com três, enquanto o Brusque ainda não pontuou.











