O Grupo de Resposta Unificada (GRU) de Campinas para agilizar respostas às denúncias da população sobre focos de dengue e de outras arboviroses eliminou pelo menos 30 criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças, durante fiscalização realizada com apoio de um drone nesta quinta-feira (18).
A Secretaria de Saúde divulgou também nova edição do Alerta Arboviroses, informativo que indica 23 bairros com reforço em ações preventivas ou combate e orientações.
Confira os bairros em alerta
Os bairros com alerta sobre alto risco de transmissão da dengue e outras arboviroses são:
Leste: Vila Costa e Silva, Vila Miguel Vicente Cury e Alto Taquaral
Noroeste: Jardim Campos Elíseos, Jardim Novo Campos Elíseos, Cidade Satélite Íris 1 e Jardim Ipaussurama
Norte: Jardim São Marcos
Sudoeste: Jardim Shangai, Recanto do Sol, Parque Universitário de Viracopos e Jardim Vista Alegre
Sul: Gleba B, Jardim Noêmia, Jardim Stella, Jardim Icaraí, Jardim Irajá e Jardim Campo Belo 2
Suleste: Vila Santa Odila, Swift, Vila Joaquim Inácio, São Bernardo e Fundação Popular
Eliminação de criadouros
As regiões percorridas pelo Grupo de Resposta Unificada (GRU) nesta quinta foram: Bonfim, Vila Manoel Ferreira, Mirassol, Jambeiro, Vila Ângela e Recanto Fortuna.
Desde março de 2024 o grupo fez 23 operações para vistoriar 232 imóveis. O grupo é intersetorial e direcionado para trabalhar em locais onde tentativas de soluções via 156 foram esgotadas. Para isso, a Administração conta com respaldo judicial.
O GRU passou a ser considerado uma política pública permanente em setembro do ano passado, após a publicação de um decreto no Diário Oficial. A atividade reuniu profissionais das secretarias de Saúde, de Serviços Públicos, do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e integrantes da Guarda, Defesa Civil, Procon e Setec.
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).











